×

Maceió

Prefeitura de Maceió apresenta palestra no II Enccopa

Estudos de caso, palestras com foco no controle interno, metodologia de avaliação patrimonial e elaboração do manual de gestão do patrimônio marcaram o segundo dia do II Encontro Nacional de Custos, Controle Patrimonial e Almoxarifado (Enccopa), realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL).

As atividades do dia iniciaram com o painel “O papel do controle interno na estruturação do patrimônio e do almoxarifado” da Prefeitura de Maceió, ministrado pelo Secretário de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio, Fellipe Mamede.

O secretário falou sobre a importância do controle interno como agente integrador entre os órgãos da gestão pública possibilitando, desta forma, a qualidade nos processos de trabalho. Ao sintetizar as funções clássicas da administração, Fellipe explicou o novo panorama de avanço e modernização, no qual o Controle Interno está inserido, buscando continuamente um enfoque baseado na legalidade, procedimentos e resultados.

Mamede, que também é vice-presidente do Conselho Nacional do Controle Interno (Conaci), enfatizou ainda que o principal objetivo no controle administrativo da gestão patrimonial é a prevenção de desvios e possíveis erros seguindo as diretrizes com base na lei contra corrupção e lei de acesso à informação (LAI).

“Contribuir neste processo não é só indicar, mas pensar junto, entrar na prática, trabalhar no pressuposto de que se pode fazer melhor a cada dia de forma transparente. Juntos somos mais fortes para gerenciar o setor público” destacou o secretário da Semarhp.

Os servidores se fizeram presentes em mais um dia de evento de programação voltada à estrutura de patrimônio e almoxarifado. “Foram dois dias muito importantes. Trabalho a quase 11 anos na área de patrimônio público e percebi que este setor não era muito lembrado. Mas a Prefeitura de Maceió vem tratando da questão do controle patrimonial com muita qualidade, proporcionando trocas com profissionais de outros Estados e partilhando experiências”, salientou Ronnel Santos de Farias, da Secretaria Executiva do Prefeito.

O coordenador Geral de Bens Móveis da Semarhp, Felipe Góis, ressaltou ainda que estava precisando realmente esclarecer algumas dúvidas sobre o tema do encontro. “Queremos estar alinhados, sempre buscando a excelência na fiscalização dos órgãos competentes, contribuindo da melhor forma na gestão municipal” disse o coordenador.

O Enccopa é uma realização da Casp Online, empresa especializada em capacitações voltadas ao setor público, em parceria com a Prefeitura de Maceió, Conselho Regional de Contabilidade (CRC-AL), Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL) e Associação dos Municípios de Alagoas (AMA).