×

Sergipe

Prefeitura de Aracaju entrega kits de Páscoa a assistidos pelo Programa Criança Feliz

O Criança Feliz oferece apoio à gestante e familiares na preparação para o nascimento de um novo membro familiar

Em celebração à Páscoa, as equipes do Criança Feliz (PCF), programa do governo federal executado na capital sergipana pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, concluirão, nesta quarta-feira, 13, as entregas das atividades socioeducativas mensais e tradicionais do período às crianças assistidas no bairro Santa Maria.

Atualmente, de acordo com a coordenadora do PCF, Arlene Jádia Sá, 100 famílias residentes no Santa Maria são acompanhadas pela gestão municipal por meio do programa no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria. Por este motivo, explica ela, as visitas foram dividas em dois dias e iniciadas na terça-feira (12).

“Com a chegada do período, é natural que a ansiedade aflore nessas crianças que ficam na expectativa para ganhar ovos de Páscoa. Desenvolvemos atividades socioeducativas alusivas para trabalhar a motricidade fina e ampla, levando itens recheados de chocolates elaborados com muito amor por toda a equipe. Aproveito o ensejo para dizer que respeitamos a diversidade religiosa das famílias assistidas pelo Programa”, destaca Arlene.

A visitadora Beatriz Andrade, chamada carinhosamente pelos usuários de “tia Bia”, assiste a 32 crianças. Ela pontua que as artes manuais que acompanham as atividades entregues aos assistidos são feitas pela própria equipe do Programa, e visam manter e fortalece vínculos afetivos.

“Adaptamos as atividades de acordo com a idade de cada um. Além de levar os deveres mensais, aproveitamos a data comemorativa para fazer abordagens alusivas às temáticas, perguntando às mães sobre as dificuldades do desenvolvimento da criança para intervirmos. Também entramos em contato pelo telefone para saber como estão. Quando as crianças veem o carro parar, correm para nos receber, é muito gratificante”, afirma.

A dona de casa Elizabete Rodrigues, mãe de uma criança acompanhada pelo PCF, foi apresentada ao Criança Feliz durante um atendimento recebido no Cras Santa Maria e, para ela, o programa “é muito bom, divertido, nota dez”.

“As visitadoras sempre fazem algo diferente nas datas comemorativas que alegram muito a minha filha. As meninas nos levam para passear, ela se diverte e nós acabamos nos divertindo também. Se dependesse de mim, ficavam 24 horas por dia comigo”, contou Elizabete.

Juciana Cardoso é mãe da pequena Jaiane Heliza, de apenas um ano de idade, assistida pelo PCF há sete meses. Moradora do loteamento Rosa Azul, a dona de casa reconhece os benefícios do programa e destaca que passou a ser assistida, “ela se desenvolveu por causa das atividades que as meninas trazem, inclusive, descobri hoje que ela é canhota”, observou.

Sobre o PCF
O PCF foi criado em 2016 pelo governo federal para promover o desenvolvimento humano por meio de apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, atendendo crianças de zero até seis anos de idade.

O Criança Feliz também oferece apoio à gestante e familiares na preparação para o nascimento de um novo membro familiar, colabora para o exercício da parentalidade e fortalece os vínculos afetivos e familiares.