×

Sergipe

Prefeitura de Aracaju distribui amplificadores de voz para auxiliar professores em sala de aula

O equipamento tem por finalidade amenizar o esforço vocal dos professores

A Prefeitura de Aracaju está distribuindo a todas as 74 escolas da rede municipal amplificadores de voz para utilização dos profissionais do magistério. Para isso, investiu R$1.681.500,00 na aquisição de 1.900 kits de aparelhos para amplificar a voz dos 1.359 professores da rede em sala de aula, uma iniciativa que visa cuidar da saúde vocal desses docentes.

O equipamento tem por finalidade amenizar o esforço vocal dos professores, proporcionando ainda mais qualidade no desempenho em sala de aula e, consequentemente, a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Secretária municipal da Educação, Cecília Leite explica que as maletas com os kits de amplificadores estão sendo distribuídas às escolas desde o dia 8 de fevereiro, e começarão a ser utilizadas pelos professores a partir do primeira dia de aula do ano letivo 2022, programado para ser iniciado no próximo dia 7 de março.

Segundo a gestora, essa iniciativa é um ato de cuidado para com os profissionais da Educação que têm a voz como uma de suas principais ferramentas de trabalho, principalmente neste período de pandemia da covid-19, em que os professores estão em sala de aula com uso de máscara. Além disso, é uma atenção a mais para com os alunos.

“A garantia da qualidade no ensino da rede perpassa pelo cuidado direcionado a cada um que faz parte da comunidade escolar. Cuidar da voz dos nossos professores não visa somente o alcance de sua fala aos alunos de maneira mais fácil, mas preserva a saúde vocal dos nossos educadores. É uma nova fase para o mundo docente na nossa cidade e, com certeza, resultará em mais qualidade de vida a estes profissionais”, ressalta a secretária.

O coordenador do Departamento de Tecnologia e Informação (DTI) da Semed, Caio Davinis, explica que a distribuição dos amplificadores é feita para as escolas de acordo com a quantidade de professores disponíveis, mais uma margem de acréscimo, para eventual necessidade de substituição desses aparelhos.

Termo de responsabilidade
O DTI desenvolveu um sistema para fazer o acompanhamento das entregas e facilitar o registro legal da disponibilidade de cada equipamento aos professores. “Desta forma, tanto eles como as escolas ficam resguardados legalmente. Nosso helpdesk, serviço para atender dúvidas e dar assistência, de forma remota, ficará à disposição dos profissionais e das unidades de ensino para ajudar e garantir apoio, tanto no processo de recebimento dos amplificadores via sistema, como no manuseio do equipamento”, afirma.

À medida que recebem os amplificadores, as escolas deverão fazer o cadastramento dos professores e estes assinarão um termo de responsabilidade ao receberem os dispositivos. A partir do momento que o educador receber o amplificador, já pode fazer uso do equipamento. O técnico da DTI, Fábio Teles, ressalta que o uso do aparelho é simples e bastante funcional.

“O kit de amplificador vem com um totem amplificador bem compacto, resistente à água e queda, e acompanhado de um headphone que faz com que o professor não desgaste as cordas vocais, facilitando a comunicação. Na maleta, também vem uma correia de tecido, cabos para transmissão e carregador. Além disso, há entrada para pen drive e cartão de memória. A bateria é resistente e há um visor informando o nível de carregamento”, detalha o técnico do DTI.

Decisão acertada
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Laonte Gama da Silva, no bairro Santa Maria, foi uma das primeiras a receber os aparelhos amplificadores. A diretora da unidade de ensino, Izabel Cristina, conta que as maletas já foram apresentadas aos professores durante reunião e que estes ficaram empolgados com a novidade.

“Por aqui foi uma alegria entre os nossos professores. Trata-se de uma decisão bastante acertada da Semed, já que os amplificadores de voz auxiliarão, de maneira significante, na nossa comunicação com os alunos. Temos uma professora, por exemplo, que já estava à procura de um aparelho como este e sentiu-se aliviada com a chegada deste kit”, disse a diretora Izabel.

Outra unidade de ensino que já recebeu os equipamentos e os apresentou ao corpo docente foi a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Joaquim Cardoso, no Bairro América. A professora Flávia Fernanda pontua que os aparelhos são importantes para a rotina escolar dos educadores e, também, para auxiliá-los no domínio da sala de aula.

“Todos nós achamos uma proposta interessante. Uma iniciativa que nos ajudará quanto à saúde vocal, principalmente nesta fase de adaptações que estamos passando, de pandemia, em que é necessário usarmos máscaras e precisamos potencializar a força da voz para sermos ouvidos pelos alunos. Tenho o tom de voz baixo e dificuldade em falar com eles. Portanto, ajudará bastante”, relata a professora Flavia.