Quadra da Rocheira está sendo revitalizada
Essa semana foi de boas notícias para Penedo. Isso porque, atendendo antigas reivindicações da comunidade, a Prefeitura Municipal viabilizou o começo de importantes obras. Primeiro foi iniciada a recuperação da quadra da Rocheira, no bairro Santo Antônio, e nesta quinta-feira, 12, começa a pavimentação da Rua São Vicente com a drenagem de águas pluviais.
A quadra de esportes da Rocheira, principal ponto turístico de Penedo, estava interditada desde dezembro de 2010. Após fortes chuvas que castigaram a cidade na ocasião, uma pedra se desprendeu da parede e rolou para o local, impossibilitando a prática de qualquer atividade física.
A partir de então, o mato tomou conta do espaço que por quase cinco anos ficou abandonado. Agora, atendendo aos anseios da comunidade do primeiro bairro de Penedo, o prefeito Március Beltrão (PDT) determinou que a quadra seja totalmente recuperada para que possa voltar a servir aos moradores do “Barro Vermelho”.
“Por anos a quadra ficou sem atenção do poder público. A pedra que desmoronou impossibilitou o seu uso. Mas, agora vamos recuperá-la por total e fazer a devolução para sua comunidade. Peço apenas que cuidem, preservem o local depois da inauguração. Afinal, a quadra da Rocheira é de todos. Se tudo ocorrer como planejado, no mês de dezembro faremos a entrega”, esclareceu o prefeito Marcius Beltrão.
Após a total quebra da rocha, o que está sendo feito com o uso de martelete com compressor pneumático, equipes das Secretarias de Serviços Públicos e Educação vão iniciar as próximas etapas de revitalização do local com paisagismo, substituição total do alambrado, novas barras dos goleiros, alvenaria, nova iluminação e pintura.
A redação do portal de notícias aquiacontece.com.br conversou com jovens do bairro Santo Antônio que estão ansiosos pela recuperação da quadra para que possam voltar a jogar e se divertir no local que já serviu de palco para diversos atletas que hoje fazem carreira lá fora e vivem do futebol.
“Por muitos anos essa quadra foi esquecida, mas finalmente agora ela foi lembrada e está sendo recuperada. Essa é nossa única quadra aqui no bairro e sem ela estávamos sem poder praticar nosso esporte preferido, pois não existia um lugar adequado, apenas os campos de areia. Após a inauguração, muitos jovens poderão usar a quadra ocupando o tempo com algo que realmente é bom”, declarou Euclides Júnior, 23 anos.
Rua São Vicente e os protestos
Outra antiga reivindicação por parte da população penedense era a pavimentação da Rua São Vicente, local que liga o Centro de Penedo, com a parte alta, pelas Vilas São Francisco e Primavera, passando pelo Lar de Nazaré. Por diversas vezes, moradores da região interditaram o local, inclusive durante o desfile de 7 de Setembro, como forma de chamar a atenção do Executivo.
Depois de décadas de pedidos, apelos no rádio, discussões na Câmara de Vereadores e promessas e mais promessas, a rua começará a ser pavimentada para que além de dar melhores condições da convivência, também possa servir como um corredor de acesso, desafogando o trânsito na Avenida Getúlio Vargas que em diferentes ocasiões fica quase que intransitável.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Penedo, os trabalhos serão iniciados nesta quarta, 12, com a drenagem de água pluviais. Uma comitiva formada pelo prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, vice-prefeito, Ronaldo Lopes, e secretários municipais vão acompanhar e conhecer detalhadamente o projeto.
“A demora na liberação para iniciar os trabalhos se deu pela burocracia. Mas tudo já foi resolvido pela Prefeitura de Penedo e Caixa Econômica. E para alegria de todos que residem na comunidade, a obra será iniciada. Vamos acabar com um esse grande problema que durou anos para dezenas de famílias da região. Agora, todos nós podemos comemorar”, avaliou o chefe do Executivo.
Burocracia
Em outra oportunidade, o secretário de Infraestrutura e Obras de Penedo explicou o motivo que estava emperrando o início da pavimentação da Rua São Vicente. Segundo Valmir Lessa o problema todo foi causado pela empresa que ganhou a licitação da obra.
“A construtora que ganhou a licitação da obra pertence ao filho de um secretário da gestão anterior. Ele não teve interesse no projeto e tentou com isso, dificultar o avanço. A Caixa Econômica ainda chegou a liberar R$ 90 mil para dar início. Solicitei todos os documentos da empresa e nota fiscal durante ligação minha ao proprietário, para assim, liberar o dinheiro e começar os trabalhos. De modo algum, ele se mostrou interessado. Então, a Secretaria de Infraestrutura e Obras preparou o ‘destrato da obra’. Ele assinou o documento atestando que não tinha interesse em continuar com o projeto. Este processo é burocrático, requer tempo. Porém, o recurso para a pavimentação da Rua São Vicente não foi perdido, como muito se falou”, explicou Valmir Lessa à época.
Com o ‘destrato’ assinado pelo proprietário da empresa vencedora da primeira licitação, um novo edital foi lançado. Houve o reaproveitamento dos recursos e agora a obra será iniciada
