A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semed), firmou convênio com o Instituto Kaplan para que cerca de 4 mil alunos de 15 escolas municipais de ensino fundamental tenham aulas de Educação Sexual. A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada nesta quinta-feira (01), no auditório da Casa da Indústria.
Para a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, a expectativa é investir na informação para os alunos. “Por meio de informações sobre questões sexuais podemos evitar que eles fiquem vulneráveis aos perigos que podem surgir com a vida sexual ativa. Esse convênio cuida de um assunto que está na pauta dos adolescentes”, comentou.
Ainda de acordo com a secretária, o projeto tem uma preocupação maior com a menina, que é quem mais sofre as consequências da atividade sexual prematura. “Quando fui procurada pela instituição não pensei duas vezes devido à importância do tema. É comum nos preocuparmos apenas com a menina porque engravida, e de acordo com pesquisas, se ela fica grávida entre 10 e 19 anos, 75% delas saem da escola. Mas não podemos nos esquecer que vamos instruir sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e abuso e exploração sexual com os jovens”, declarou a secretária.
Representando o prefeito Rui Palmeira, o secretário de Esporte e Lazer (Semel), Pedro Vilela, destacou que apesar de que as informações estão mais acessíveis, os jovens podem ter noções erradas sobre a sexualidade. “É fundamental que a rede pública de ensino aborde esse assunto nas salas de aula. É notório que os jovens estão iniciando a atividade sexual precocemente e diante de tantas informações distorcidas, é necessária a orientação de professores capacitados sobre o tema”, falou.
Na oportunidade, o coral “Criança Alegria”, composta por mais de 80 estudantes da Escola Municipal Vereador Audival Melo e filhos dos ex-catadores do lixão se apresentaram para as autoridades, professores, diretores e coordenadores das escolas que estavam presente. O secretário de Governo, Marcello Bentes também prestigiou o evento.
Quebra Tabu Maceió
O “Quebra Tabu” tem o objetivo de informar os jovens em relação à gravidez e DST/Aids. O projeto ofertará três oficinas de educação sexual pelo professor de ciências, para cada série do Ensino Fundamental (6º,7º,8º e 9º ano), totalizando 12 oficinas ao longo deste período escolar.
As escolas municipais Antídio Vieira, Arnon F. de Melo, Elizabeth Anne Lira, José Haroldo da Costa, Hévia Valéria, João Sampaio, Kátia P. Assunção, Jaime Miranda, Luiz Pedro I, Manoel Pedro, Neide Freitas França, Padre Pinho, Pio X, Pompeu Sarmento, Silvestre Péricles e Zumbi dos Palmares serão contempladas com o projeto por possuir o Ensino Fundamental.
Por meio do convênio, serão realizadas ainda capacitações com os professores nos dias 05 e 06 de agosto, sobre o tema sexualidade. Após a capacitação, os professores levarão para sala de aula, através de oficinas com réplicas dos órgãos sexuais masculinos e femininos, sistema reprodutivo e guias sobre sexualidade, a realidade biológica e social do sexo.
A Educação foi beneficiada com o projeto por meio da parceria da Federação da Indústria de Alagoas que patrocinou a aquisição dos kits que serão distribuídos nas escolas.
