Mesmo com o avanço da campanha de vacinação contra a covid-19, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) faz o alerta sobre a baixa procura pela segunda dose para crianças e adolescentes.
Até o momento, 31.925 das crianças com idade entre 5 e 11 anos receberam a segunda dose, o que representa 51,4% do público vacinável; e 45.184 adolescentes entre 12 e 17 anos, o que equivale a 75% de grupo já vacinado com a segunda dose. A dose de reforço apresenta índice ainda menor, com 10.661 adolescentes, representando apenas 25% desse público vacinado.
“Para que haja maior proteção contra o vírus, é indispensável que cada pessoa tenha seu esquema vacinal completo. Temos 50 pontos de vacinação contra a covid-19, atendendo tanto o público infantil quanto adulto, bastando apenas apresentar documento de identificação e o cartão de vacinação”, declara a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Larissa Ribeiro.
Na dose de reforço, pode ser aplicado qualquer imunizante utilizado na campanha de vacinação, com exceção da população com idade entre 12 e 17 anos, onde devem ser utilizadas as vacinas da Pfizer ou Coronavac.
Para saber quando buscar a segunda dose ou a dose de reforço, basta conferir a data marcada no cartão de vacinação ou ficar atento aos intervalos. Quem recebe a Pfizer pediátrica, deve cumprir o intervalo de 56 dias, entre a D1 e D2.
Já quem foi vacinado com a Coronavac, cumpre o intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose. Para a dose de reforço do público com idade entre 12 e 17 anos, é necessário o intervalo de quatro meses da segunda dose.
Pontos de vacinação
Na capital, são 50 pontos de vacinação contra a covid-19, sendo 45 Unidades Básicas de Saúde e quatro delas com horário de funcionamento estendido; os três shoppings da capital, o drive montado no Parque da Sementeira e o Carro da Vacina, com cronograma semanal nos bairros da cidade.
Todos os pontos funcionam de segunda a sexta, sendo que as salas de vacina das UBS funcionam das 8h às 16h, e quatro delas (UBS Augusto Franco, Onésimo Pinto, Marx de Carvalho e Francisco Fonseca), das 8h às 18h. Os pontos nos shoppings das 8h às 17h, e o drive e o carro da vacina, até as 13h.