×

Alagoas

Prefeitos se unem para buscar recursos em Brasília

Reunião no gabinete do prefeito de Maceió

Os prefeitos Cícero Almeida (Maceió), Cristiano Matheus (Marechal Deodoro), Tadeu Fragoso (Coqueiro Seco) e Fátima Barros Lima (Santa Luzia do Norte) se reuniram hoje, para tratar da assinatura de um decreto de emergência coletivo para buscar recursos em Brasília. O objetivo é conseguir captar verba federal para desassorear o Complexo Lagunar Mundaú – Manguaba.

A ideia de partir para a assinatura do decreto de emergência surgiu após as enchentes que assolaram diversos municípios do interior, incluindo alguns da região metropolitana de Maceió e que margeiam a Lagoa Mundaú.

Segundo Cícero Almeida, além de diminuir os riscos de enchentes nas cidades e bairros da capital próximos ao complexo lagunar, como Fernão Velho, o desassoreamento também vai ajudar nos projetos de saneamento básico. “Com as fortes chuvas que caíram e provocaram as enchentes, até o sururu sumiu da lagoa”, disse o prefeito.

Todo o trabalho de acompanhamento do decreto de emergência vem sendo feito pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Maceió, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

Após o encontro, o secretário executivo do gabinete do prefeito Cícero Almeida, Pedro Alves, se reuniu com o coordenador municipal de Defesa Civil, coronel Antônio Campos de Almeida, e com o presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo, para definir a melhor forma de encaminhamento do decreto de emergência para Brasília.