Em reunião nesta terça-feira (26), o governador Teotonio Vilela Filho confirmou aos prefeitos das cidades beneficiadas com a nova adutora do Agreste, que será construída por meio do programa Parceria Público-Privada (PPP), a parceria para solucionar o abastecimento de água. Somente para a construção da adutora serão necessários R$ 132 milhões de investimento. O governo tem a expectativa de realizar a publicação do edital da PPP até o dia 15 de junho deste ano, tendo mais 90 dias para ocorrer o certame licitatório.
Os prefeitos da região atendida pela nova adutora presentes ao encontro com o governador confirmaram a renovação ou assinatura do contrato de abastecimento de água por meio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Para isso, ficou definido novo encontro, agora com os vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias, na próxima terça-feira (5), às 10h, na Casa da Indústria em Arapiraca.
A construção da adutora representa a melhoria da qualidade do abastecimento de água na região do Agreste, onde serão atendidos os municípios de São Brás, Olho D’agua Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Coité do Nóia, Feira Grande, Craíbas, Lagoa da Canoa, Igaci e Arapiraca.
“Ninguém suporta mais a falta de água naquela região, prejudicando a população e o trabalho dos órgãos públicos. Nós perdemos muito tempo, cerca de três anos, estudando e discutindo a PPP e buscando recursos junto ao governo federal”, destacou o governador Teotonio Vilela. O governador explicou aos prefeitos que a PPP para construir a nova adutora não irá onerar em nada o município e sua população, pois as tarifas permanecerão as mesmas.
O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, acredita que a concretização da parceria irá solucionar o gargalo do abastecimento de água e atrair ainda mais empreendimentos para a região. “A iniciativa também garantirá água para a empresa Mineração Vale Verde”, lembra o secretário Luiz Otavio Gomes.
Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, com a PPP, a água produzida na nova adutora do Agreste será vendida à Casal, que realizará normalmente a distribuição por meio do sistema de água existente. “A meta é atender em 100% esses municípios e as comunidades rurais”, afirmou.
O prefeito de Igaci, Antônio Barbosa, comemorou e parabenizou o governo do Estado pela iniciativa, pois a cidade e todos os moradores sofrem com a escassez de água, ocorrendo falta de água num período de até 15 dias consecutivos nas torneiras das casas que ficam na zona rural.