×

Alagoas

Prefeitos alagoanos cobram soluções para a crise

Em reunião com o presidente da Câmara, Michel Temer, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, solicitou meios que auxiliem os municípios a saírem da crise econômica. Ziulkoski apresentou projetos que ajudariam, de certa maneira, os municípios brasileiros neste momento de redução das arrecadações municipais.

A prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões, integrante da diretoria da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e representante do Nordeste na Confederação, participou do encontro e também apresentou as reivindicações das cidades alagoanas que passam por situação de aflição, cobrando soluções. Os prefeitos de Quebrangulo, Marcelo Lima, Viçosa, Flaubert Filho, e Maragogi, Marcos Madeira, também participaram da reunião.

Maior a agilidade na tramitação do Projeto de Emenda à Constituição 351/2009 – PEC dos Precatórios – e a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 306/2008, que regulamenta a Emenda Constitucional 29, foram os itens prioritários, apresentados na ocasião.

Em nome do movimento municipalista, Ziulkoski reafirmou o pedido para que o projeto fosse votado antes do fim desta legislatura, mesmo que para isso fosse necessário trancar a pauta da Câmara.

O presidente da Câmara reconheceu que a situação dos Municípios é crítica. “Ao longo dos anos, os Municípios foram perdendo a autonomia financeira”, considerou e empenhou: “Vou levar adiante este projeto”. Temer se comprometeu em agilizar a PEC dos precatórios e afirmou que em breve o problema será resolvido, se comprometendo em permanecer atento com os projetos de interesses municipalistas.