×

Política

“Ronaldo Lopes vai ter a maior vitória da história de Penedo”, afirma analista político

Albuquerque é formado em Jornalismo e diretor comercial do Instituto DataSensus – Foto: aquiacontece.com.br

Nesta sexta-feira, 6 de setembro, o especialista em marketing político e análise de cenários eleitorais, Eugênio Albuquerque, participou de uma entrevista no programa Em Pauta, conduzido por Guilherme Lopes na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz) e no canal de YouTube Penedo FM Play. Durante a entrevista, Albuquerque abordou os cenários eleitorais de várias regiões de Alagoas, com destaque para o Baixo São Francisco.

Prefeito de Maceió e ascensão de Eudócia Caldas

Um dos temas discutidos foi a possível candidatura de João Henrique Caldas (JHC), atual prefeito de Maceió, ao Governo de Alagoas em 2026. Albuquerque afirmou que não acredita na renúncia de JHC para disputar o cargo. Outro ponto abordado foi a ascensão de Eudócia Caldas, que atualmente ocupa o Senado como suplente de Rodrigo Cunha, candidato a vice de JHC. O analista prevê que Eudócia deve concorrer à reeleição.

Piaçabuçu: oposição dividida

Albuquerque, que é formado em Jornalismo e diretor comercial do Instituto DataSensus, também analisou o cenário eleitoral em Piaçabuçu, afirmando que, apesar de a oposição somada ter mais votos que o candidato da situação, essa divisão poderá ser fatal para a vitória. “Acreditamos que a oposição, juntando os dois candidatos, terá mais votos que a situação, mas o candidato da situação tem 90% de chances de vencer esse pleito”, declarou o analista.

Coruripe e alianças temporárias

Sobre Coruripe, o analista avaliou que as alianças atuais são temporárias e que em 2026, com a definição da candidatura a deputado estadual do grupo, as tensões devem aumentar. Ele destacou que o atual prefeito, que tem grandes chances de reeleição, deve apoiar seu irmão como candidato, o que pode causar descontentamento em uma ala significativa do grupo político.

Eleições imprevisíveis

Ao falar de eleições futuras, Albuquerque destacou que os pleitos mais imprevisíveis ocorrerão em Junqueiro, Estrela de Alagoas e Joaquim Gomes, onde a disputa deve ser acirrada e difícil de prever com base nas informações atuais. “Os dados que temos apontam que esses municípios viverão uma verdadeira batalha política, e é difícil dizer quem sairá vencedor, pois o cenário muda constantemente”, declarou.

Ronaldo Lopes em Penedo

A respeito das eleições em Penedo, Albuquerque fez uma análise histórica, destacando que o prefeito Ronaldo Lopes está em uma posição extremamente favorável para a reeleição. Segundo ele, Lopes deve conquistar a maior vitória da história recente de Penedo. “O prefeito Ronaldo Lopes terá a maior vitória da história de Penedo. Não adianta ir de encontro aos números. Avalio como um grande erro o ex-prefeito Marcius ter saído candidato nesse momento. Ele vai sair desse processo eleitoral menor, politicamente falando”, afirmou Albuquerque, prevendo que Lopes deve obter ao menos 60% dos votos válidos.

Disputa entre Arthur Lira e Renan Filho

Albuquerque também analisou o cenário político em municípios onde há disputa entre o grupo do deputado federal Arthur Lira (PP) e o grupo do MDB, formado pelo governador Paulo Dantas, os senadores Renan Filho e Renan Calheiros, além do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor.

Para assistir à entrevista completa e obter mais detalhes sobre as análises de Eugênio Albuquerque, confira o vídeo disponível abaixo: