×

Penedo

Ronaldo Lopes destaca avanços na educação, infraestrutura e turismo durante entrevista

O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, concedeu entrevista nesta terça-feira, 11 de fevereiro, ao Programa Lance Livre, apresentado pela radialista Martha Martyres, na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e youtube.com/@penedofmplay). Durante a conversa, ele destacou os avanços da gestão municipal em diversas áreas, como educação, infraestrutura, turismo e geração de emprego.

Logo no início da entrevista, o prefeito comemorou a conquista do Selo Ouro por Compromisso com a Alfabetização, recebido pela Secretaria Municipal de Educação. A premiação foi entregue nesta segunda-feira, 10, ao secretário Luciano Barros Lucena, reconhecendo a qualidade do ensino no município. Segundo Ronaldo Lopes, numa escala de 0 a 100, a Educação de Penedo atingiu 95 pontos.

“Educação continua sendo nossa prioridade! Estamos investindo muito em escola em tempo integral, e isso tem sido um diferencial. Isso é demonstrado no número de matrículas, que cresceu bastante este ano”, afirmou o prefeito.

Outro ponto abordado foi a geração de emprego e renda, principalmente no setor da construção civil. Lopes destacou que o município será beneficiado com grandes obras, como a construção das 400 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, a Ponte Penedo/Neópolis, além da construção de novas creches e escolas. O prefeito também enfatizou os incentivos para a chegada de empresas privadas, que devem fortalecer a economia local.

No entanto, a administração municipal enfrenta desafios financeiros devido a um grave problema da gestão do prefeito anterior. Diante disso, Penedo recebeu recentemente uma multa de R$ 11 milhões por irregularidades no recolhimento do INSS e do Pasep em 2020, o que colocou o município no Cauc, conhecido como o “Serasa dos municípios”.

“Infelizmente, estamos lidando com esse problema deixado pela gestão anterior, mas já estamos trabalhando para regularizar a situação. Nossa prioridade é garantir que Penedo possa continuar recebendo recursos e realizando investimentos essenciais para a população”, explicou Ronaldo Lopes.

Construção do Conjunto Geraldo Lobo

O prefeito anunciou que as obras do Conjunto Habitacional Geraldo Lobo, no bairro Raimundo Marinho, devem começar em aproximadamente 20 dias. Após o início das construções, a Prefeitura abrirá as inscrições na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

“Vamos ser rigorosos na seleção dos beneficiários, garantindo que as casas sejam destinadas a quem realmente precisa e atende aos requisitos do Governo Federal. Nosso compromisso é com a justiça social e a transparência”, destacou o gestor.

Turismo e valorização de Penedo

A revitalização do Centro Histórico e a melhoria da iluminação pública foram pontos ressaltados por Ronaldo Lopes. Segundo ele, as ações valorizam ainda mais a cidade e impulsionam o turismo, proporcionando passeios noturnos mais seguros e agradáveis, principalmente na orla do Rio São Francisco, que oferece uma vista privilegiada da Rocheira e das belezas naturais de Penedo.

Sobre a Ponte da Ponta Mofina, o prefeito explicou que a fundação, etapa mais complexa da obra, já está sendo finalizada. Em relação à Ponte Penedo/Neópolis, ele informou que a após a federalização das rodovias de Alagoas e Sergipe, foi necessário aguardar a licença do Iphan, já concedida. Agora, será montada uma balsa para transportar os caminhões com concreto, possibilitando a construção dos pilares sobre o rio.

O papel do influenciador Carlinhos Maia na divulgação de Penedo também foi reconhecido pelo prefeito.

“O trabalho de Carlinhos nas redes sociais tem levado o nome de Penedo para o mundo. A cidade se tornou um dos destinos mais procurados do estado, e isso fortalece o turismo e gera oportunidades para nossa população”, afirmou Ronaldo Lopes.

O prefeito ainda agradeceu ao influenciador por destinar recursos para a Santa Casa de Misericórdia de Penedo e revelou que discutiu com ele melhorias na Vila Primavera, um dos pontos turísticos mais visitados do município.

“Estamos planejando um grande projeto de revitalização da Vila Primavera, que inclui a construção de estacionamentos, um museu de cera contando a história do Carlinhos Maia e da sua vizinhança, uma igreja, uma praça e um parque infantil. Nosso objetivo é transformar esse local em um espaço turístico ainda mais estruturado e acolhedor”, explicou.

Outros anúncios e obras em andamento

Ronaldo Lopes também comentou sobre a possibilidade de os servidores municipais voltarem a ser segurados pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), explicando que a equipe da Prefeitura está analisando essa alternativa. Mas enfatizou que atualmente, a Previdência Própria do município está equilibrada, com mais de R$ 100 milhões em caixa.

Outro anúncio importante foi a confirmação do show da banda Sorriso Maroto em Penedo, com data a ser definida. A apresentação aconteceria na festa de Bom Jesus dos Navegantes, mas foi cancelada devido a um forte temporal.

Por fim, o prefeito falou sobre as obras de revitalização em andamento, como a Praça do Velho Chico, que está na fase final de acabamento, além do projeto para a Praça de Santa Luzia e da Orla da Ponta Mofina, está última também em fase de conclusão.

Confira a entrevista completa: