O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, reeleito em outubro com a maior votação da história da cidade, concedeu uma entrevista nesta sexta-feira (29) ao programa Penedo Real, da Rádio Penedo FM (97,3 MHz e youtube.com/@penedofmplay). Durante o bate-papo com o professor Raul Rodrigues, o gestor falou sobre avanços, desafios e projetos que marcam sua gestão.
Lopes iniciou a entrevista comentando sua recente reeleição, celebrando a vitória sobre grupos políticos que por décadas dominaram a administração local. Segundo ele, Penedo vive atualmente um novo momento, sendo exemplo para outras cidades graças a iniciativas inovadoras que têm elevado o município a outro patamar de desenvolvimento.
Entre os avanços destacados, Ronaldo Lopes mencionou que Penedo receberá oficialmente na próxima semana o Selo UNICEF, uma conquista que reflete as melhorias contínuas nas políticas públicas para crianças e adolescentes realizadas entre 2021 e 2024. O reconhecimento é fruto da parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Asserte.
Outro destaque é a inauguração do Centro de Hemodiálise, prevista para janeiro de 2024. A unidade, que funcionará anexada à maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Penedo, atenderá pacientes crônicos da região, eliminando a necessidade de deslocamento à capital para tratamento. “Concluímos ontem toda a parte elétrica, e agora a empresa responsável vai iniciar os testes para que, o quanto antes, o Centro esteja em funcionamento”, afirmou Lopes.
Na área de infraestrutura, o prefeito falou sobre a continuação das obras da Ponte da Ponta Mofina, revelando que em janeiro deve ter início o sistema bate-estacas, que é um equipamento utilizado para execução de fundações profundas em grandes construções, método no qual se finca estacas no solo.
O prefeito também destacou a recuperação do entorno da Praça Alberto Menezes, antiga praça dos fogos, no Centro de Penedo, local que receberá nova terraplanagem e asfaltamento.
Sobre a Avenida Divaldo Suruagy, localizada na orla de Penedo, Lopes afirmou que o governador de Alagoas se comprometeu a realizar o asfaltamento o quanto antes, sendo a expectativa de todos que essa obra seja realizada antes da tradicional festa do Bom Jesus dos Navegantes.
Ronaldo Lopes também enfatizou o impacto positivo do turismo para a economia local, destacando a chegada de operadoras de turismo que têm levado o nome de Penedo a nível mundial, além de gerar emprego e renda para a população.
Em relação ao rateio das sobras da Educação, o prefeito afirmou que uma resposta definitiva será dada apenas no final do ano, após o fechamento das contas. Lopes adiantou que, se for possível, o valor será menor que em anos anteriores devido aos investimentos realizados na área, incluindo a ampliação de escolas de tempo integral, agora com sete unidades em funcionamento, e o crescimento de 200 para 1.600 alunos na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Ao abordar sua recente agenda em Brasília, Lopes revelou que a maioria das emendas solicitadas aos parlamentares foi destinada à Saúde. “Investimos 29% da receita municipal em Saúde, quase o dobro do previsto pela lei, mas ainda não é suficiente para atender todas as demandas”, destacou.
Por fim, o prefeito anunciou que manterá boa parte do secretariado, mas fará ajustes para renovar a gestão. Ele também manifestou apoio a Jorge Dantas, prefeito de Pão de Açúcar, como candidato à presidência da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA).
A entrevista, que bateu recorde de audiência, está disponível na íntegra no canal da Rádio Penedo FM no YouTube.
Confira: