×

Penedo

Prefeito Marcius Beltrão formaliza contraproposta os pleitos do Sindicato dos Servidores Municipais

A proposta de reajuste é de 1% linear, dividido em três parcelas

“Sabemos que o momento é de extrema cautela, e cada decisão precisa ser bem analisada, para assim, evitar que a administração não a venha sofrer danos irreversíveis, um colapso nas contas públicas. O futuro é incerto, a economia do País inspira cuidados, não sabemos o que pode ocorrer nos próximos meses. Mas, diante das reivindicações do Sindicato, estamos fazendo a nossa proposta, buscando o entendimento com o funcionalismo, sem prejudicar a população”.

Com essas palavras, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, formalizou a contraproposta do Executivo, sobre a pauta de reivindicações do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem), referente ao ano de 2016. E na tarde desta segunda-feira (20), o Gabinete do prefeito protocolou todas as contrapropostas, item por item, postos em reunião dos diretores da entidade sindical, com o chefe do Executivo.

Cada Secretaria do Município teve sua pauta respondida e, justificada pela Prefeitura. Porém, o reajuste de 40%, muito além da realidade vivida pelo Brasil, nenhum ente público seria capaz de cumprir. Só para exemplificar, de janeiro a junho de 2016, Penedo recebeu 10 parcelas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com saldo R$ 0,00. A proposta de reajuste é de 1% linear, dividido em três parcelas.

Isso só corrobora com o momento da economia brasileira. Ainda sim, na greve do ano de 2015, todos os funcionários da Educação apesar da paralisação, continuaram por receber seus vencimentos rigorosamente em dia. Sem nenhum prejuízo para a categoria, que contou ainda, com o rateio integral no final do ano.

“Hoje estamos com todas as contas em dia, salários dos servidores sendo pagos em dia, fornecedores recebendo também em dia. A conjuntura econômica requer preocupações e ninguém teria condições de conceder um reajuste de 40%. Jamais tomaria tal atitude, podendo até causar danos o erário público. Todos os pleitos foram respondidos, vários atendidos e outros serão negociados, diante das condições que o Município pode cumprir. Quero e vou continuar com todas as contas rigorosamente em dia, sem que o servidor seja prejudicado e que os serviços possam continuar sendo ofertados com qualidade aos nossos munícipes”, encerrou o prefeito Marcius Beltrão.

O outro lado

A presidente do Sindspem, Ana Flavia Teixeira, concedeu entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) na manhã desta terça-feira, 21, e falou sobre o recebimento da contraproposta formalizada pelo prefeito Marcius Beltrão.

“Nós tivemos uma assembleia no dia 13 de maio onde foi aprovado um indicativo de greve porque não tínhamos propostas da prefeitura. No dia 30 de junho nos reunirmos de novo com os servidores e decidimos por uma paralisação de advertência por 3 dias. Já em 1º de junho sentamos com o prefeito e discutimos item por item dos pleitos do sindicato. Quando foi às 13 horas desta segunda, 20, nós recebemos um documento extenso enviado pelo gabinete do prefeito pontuando todas as nossas reivindicações. Estamos com assembleia marcada e os servidores vão conhecer o documento na íntegra com todas alegações do Executivo para que depois possam decidir o que fazer”, explicou Ana Flavia.

No documento enviado ao Sindspem pela prefeitura de Penedo é retratada a situação de crise econômica pela qual o país passa e cita o exemplo de centenas de municípios que atualmente estão com folhas salarias atrasadas, alguns até com seis meses em aberto. Além disso, o ofício mostra o caminho trilhado pela prefeitura para se chegar a contraproposta oferecida. A assembleia terá início a partir das 9 horas.

Clique AQUI e confira o documento na íntegra!