Após os professores de Neópolis suspenderem nesta segunda-feira, 08, suas atividades no município por tempo indeterminado, o prefeito Marcelo Guedes enviou para a Câmara de Vereadores uma nova proposta que prevê, entre outros pontos, a integralização do piso salarial, a extinção da gratificação de interiorização e a redução da regência de classe de 25% para 8%.
De acordo com a professora e vereadora Jullianne Pereira Bastos de Santana, mais conhecida como Jully, a proposta não atende as reivindicações dos professores da categoria que além de lutar pela integralização do piso nacional do magistério, também reivindica que os salários sejam pagos dentro do mês trabalhado, que seja oferecida aos alunos uma merenda de qualidade e que as escolas municipais sejam submetidas a reparos, uma vez que na situação em que se encontram colocam a vida de estudantes e servidores em risco.
Cansados de descaso
“Nós estamos cansados de tanto descaso. Enviamos uma proposta para o prefeito e ele combinou com os professores que no dia 27 de julho sentaria com a categoria para debater e dar uma resposta sobre a nossa proposta, no entanto, nada disso aconteceu. Esperamos pelo prefeito e mais uma vez ele não apareceu e nem nos ligou para dar uma satisfação”, declarou a vereadora ao portal de notícias aquiacontece.com.br.
Para a vereadora, a proposta enviada pelo prefeito Marcelo Guedes desrespeita o professor de Neópolis porque prevê o contrário do que os servidores reivindicam, referindo-se a possibilidade da retirada da gratificação de interiorização paga a professores que trabalham em povoados distantes do município ribeirinho que fica localizado a 128 km de Aracaju.
“Só tive conhecimento do teor integral da proposta do prefeito na manhã desta terça-feira. Confesso que não consigo entender porque o prefeito insiste em ir de encontro com as reivindicações da categoria. Como já disse anteriormente, nossas reivindicações podem sim ser atendidas, basta apenas que o prefeito valorize o servidor efetivo e haja com transparência”, acrescentou a professora
Assembléia
Uma assembléia com todos os professores de Neópolis foi marcada para a próxima quinta-feira, 1. A reunião acontecerá na Câmara de Vereadores do município e servirá para que os servidores possam analisar e debater a proposta do prefeito, que deverá mais uma vez ser descartada pelos professores.
