O prefeito de Maceió Cícero Almeida decretou luto oficial de três dias, no município de Maceió, pela morte do ex-vice-presidente da República, José Alencar, ocorrida na tarde desta terça-feira, em São Paulo. Destacando as qualidades de ser humano e de administrador público e privado, e a coragem com que José de Alencar travou sua luta contra o câncer nos últimos anos, o prefeito disse que o luto oficial representa o sentimento de todo maceioense.
“Estive com ele em três audiências, e em todas elas fui muito bem recebido, com um carinho que me impressionou, e que se tornou recíproco. Esse mesmo carinho que ele ofereceu e conquistou de toda a nação brasileira. Estamos realmente com um sentimento de luto, por tudo o que ele representou para o Brasil, não apenas no seu papel institucional de vice-presidente da República, e no seu desempenho empresarial, mas pela maneira com que ele encarou cada batalha travada contra a doença, sempre cheio de coragem e de bom humor. Tornou-se uma referência para todos nós”, disse Cícero Almeida.
José Alencar foi vice-presidente nos dois mandatos em que Luiz Inácio Lula da Silva foi presidente. A presidente Dilma Rousseff ofereceu o salão nobre do Palácio do Planalto para as cerimônias fúnebres. José Alencar morreu aos 79 anos de idade, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
