×

Penedo

Prefeito de Penedo cria comissão para discutir fim da greve

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira, 27, em seu gabinete, o prefeito de Penedo Israel Saldanha (DEM), falou às rádios e os jornais eletrônicos locais, sobre a greve que atualmente paralisou o município, deixando crianças sem poder frequentar as creches enquanto seus pais trabalham, estudantes fora das salas de aula, doentes sem atendimento médico, entre outros problemas que se agravam a cada dia que os trabalhadores mantém a greve.

Durante a entrevista o chefe do executivo municipal lembrou que tomou conhecimento do movimento dos trabalhadores quando estava em viagem ao estado de São Paulo, repetindo por várias vezes que sua viagem foi para conhecimento de um projeto que trata o paisagismo da Lagoa do Oiteiro. “Não viajei a São Paulo para divulgar Penedo em feiras ou fazer turismo, como corre a notícia pelas ruas da cidade”, disse o prefeito.

Reconhecendo o direito à greve, o prefeito Israel enfatizou que o movimento é justo e de reivindicação, afirmando também que vários trabalhadores infelizmente terão que ser prejudicados, citando os motoristas que deixam de promover o transporte das crianças que ficam sem a merenda escolar, além dos postos de saúde do município que estão sem atendimento médico devido à adesão dos profissionais de nível superior da área de saúde ao movimento de paralisação.

Negociação

De acordo com Israel uma comissão de negociação será formada nesta terça-feira, 27, tendo a frente o procurador geral do município, Yuri Pontes Cezário que terá total autonomia para comandar as negociações junto ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (SINDSPEM). O prefeito deixou claro que depois do chefe do executivo o segundo poder passa a ser do procurador que terá toda liberdade para junto ao sindicato apresentar a melhor contraproposta que leve ao fim da greve e a população não seja ainda mais prejudicada.

“Apesar de todas as perdas apresentadas os aumentos que foram dados em 2009 superaram todas elas. O menor aumento desse período foi de 45%, sendo ainda proposto para analisarmos a partir de janeiro um abono que poderia ser tratado como reajuste salarial e, creio que tudo isso deve ser discutido na negociação. Eu sou servidor público e entendo perfeitamente o movimento de greve, pois já participei de algumas na Secretaria de Infraestrutura do Estado que é o lugar para onde voltarei quando deixar a prefeitura de Penedo”, declarou Israel.

Reeleição

Mesmo não sendo o momento mais adequado para falar sobre política partidária ou reeleição, o prefeito Israel Saldanha disse que apesar do ex-prefeito Alexandre Toledo ter dito em diversas oportunidades que não será candidato a prefeito de Penedo no próximo pleito eleitoral de 2012, a imprensa insiste em especular essa possibilidade. “O que o ex-prefeito diz parece que a imprensa teima em não ouvir, não quer ouvir ou não tem interesse em ouvir, mas o candidato no próximo ano é o prefeito atual”, finalizou Israel Saldanha.