×

Maceió

Prefeito de Maceió anuncia ações para atender desabrigados

Ações de infraestrutura, limpeza urbana, assistência social e saúde estão sendo executadas em Maceió para atender às famílias atingidas pelas fortes chuvas que caíram em Maceió na última quarta-feira (03). Durante entrevista coletiva, nesta quinta-feira (04), o prefeito Rui Palmeira detalhou as atividades que estão sendo desenvolvidas por um comitê, estruturado desde o início do ano, coordenado pela Defesa Civil Municipal com a participação da Superintendência Limpeza Urbana (Slum) e das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra), Assistência Social (Semas) e Saúde (SMS).

“O comitê, estruturado no começo do ano, está executando esse trabalho. Todos os órgãos envolvidos desempenham suas funções para atender quem sofreu com os efeitos das chuvas”, disse o prefeito.

Dezesseis famílias, que viviam no Conjunto Henrique Equelman, estão desabrigadas e foram encaminhadas pela Prefeitura para a Escola Nise da Silveira. Os moradores serão beneficiados com o aluguel social, para que possam se realocar em imóveis, já que a unidade escolar deverá ser desocupada quando as aulas forem retomadas na rede municipal de ensino. O prefeito informou que as famílias serão inseridas no cadastro da Secretaria Municipal de Habitação. Os desabrigados estão sendo acompanhados por psicólogos e assistentes sociais. Todas as famílias receberam assistência emergencial como a entrega de colchões e cestas básicas.

Sobre as ações de limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais, Rui afirmou que várias equipes estão realizando o serviço. O prefeito destacou também o investimento em obras de drenagem citando o conjunto Graciliano Ramos, onde intervenções estão sendo feitas. A Slum deslocou efetivo extra para colaborar com as operações executadas nas áreas de risco.

“As obras de drenagem são fundamentais, pois é preciso dar vazão às águas pluviais. Estamos retomando obras importante de drenagem. A empresa que está realizando esse serviço na região do Tabuleiro iniciou as obras, mas não foi paga pela gestão anterior.

Estamos renegociando esse valor, para que o serviço seja reiniciado”, disse Rui. O valor do débito com a construtora é de R$ 4 milhões. Com a retomada das obras de drenagem, bairros e conjuntos da parte alta de Maceió serão contemplados.

Sobre a Avenida Pierre Chalita, o prefeito observou que a empresa responsável pela obra fez intervenções na região sem autorização. Um riacho no local foi aterrado e encostas desmatadas, o que tem reflexo direto na via quando chove forte em Maceió.