Prefeito de Igreja Nova afirmou que vai apoiar a agricultura familiar
Mulheres que sobrevivem em regime de agricultura familiar na zona rural de Igreja Nova receberam nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, a visita do Prefeito Augusto Santos. A convite do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Pescadoras (MMTRP), o gestor esteve na comunidade Vista Alegre para ouvir as reivindicações feitas através da entidade que atua em nove povoados do município cuja base econômica está no campo.
A pauta do MMTRP foi apresentada durante o encontro que também contou com a presença da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social Luciane Salgueiro, do Vice-Prefeito Manuel Mateus e do Vereador Edinho (Edvaldo Viana Barros). O Prefeito Augusto Santos ouviu as solicitações e prontificou-se em solucionar cada caso na medida do possível, explicando o que pode ter solução em breve e o levará mais tempo. A demanda é grande porque a zona rural de Igreja Nova não recebeu a devida assistência na gestão passada.
Oito anos de ausência
Segundo as líderes que estiveram na reunião, foram oito anos sem uma visita sequer do ex-prefeito que também não as atendia em seu gabinete. Já Augusto Santos não somente deixou a cidade para ir ao encontro das trabalhadoras como também se comprometeu em retornar quando necessário. “Eu sempre digo que quem não tem padrinho, morre pagão e agora vocês tem um padrinho”, comentou o Prefeito durante os diálogos que também serviram para anunciar ações do seu governo para a zona rural.
Com objetivo de viabilizar a comercialização dos vários tipos de artesanato produzidos em Igreja Nova, a gestão Governando Para Todos planeja abrir ponto de venda desses produtos no centro urbano do município e nas cidades de maior porte, como Maceió e Arapiraca. Nos grandes centros, a ideia é levar o artesanato até os shoppings por causa do fluxo de pessoas.
Transporte gratuito
Outra medida revelada foi a colocação de transporte gratuito (ônibus) da zona rural para a cidade aos sábados, onde acontece a maior feira livre de Igreja Nova. Além de possibilitar o deslocamento sem custo para o homem do campo, gerando uma economia considerável, o serviço reduzirá a evasão de receita para cidades próximas. Sem gastar com passagem, agriculturas e agricultores poderão até comprar mais na feira igrejanovense, aquecendo a economia do município.
O Prefeito Augusto Santos também pediu que as lideranças decidam com as demais mulheres trabalhadoras rurais quais são os cursos profissionais que pretendem fazer. Além de atuar para trazer as capacitações, com apoio de entidades como Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), ele poderá recorrer aos parlamentares que o apoiam para tentar obter os equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades escolhidas, trabalho que, sem dúvida, irá melhorar a renda de famílias de agriculturas e pescadoras de Igreja Nova.
