O prefeito de Coruripe, Marx Beltrão (PMDB) compareceu na manhã de terça-feira (10), ao protesto mobilizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Alagoas (Sindimetal) ao veto do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) para a implantação do estaleiro Eisa, no Litoral Sul de Alagoas.
Beltrão informou ao presidente do Sindimetal, Jobson Torres, que terá o apoio da Bancada Alagoana, na próxima quinta-feira (12), em Brasília, no intuito de apresentar à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que Alagoas está preparada para receber o empreendimento.
“Estamos sendo tratados de forma diferenciada. Temos dois exemplos bem perto da gente: os estaleiros em Pernambuco e na Bahia. Ambos os estados sofreram impacto ambiental, foram suprimidos 1.200 hectares em Suape, na Bahia o empreendimento foi construído em cima de uma área de proteção ambiental (APA). Em Coruripe serão suprimidos 70 hectares de mangue, não chega nem perto do que foi devastado nos outros estados”, argumentou Marx Beltrão, que acredita que dá para reverter esse cenário.
O prefeito deixou Maceió no início da tarde de ontem e seguiu para Brasília. Na pauta, reunião com representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nesta quarta-feira (11), onde serão discutidos os royalties. E na quinta-feira (12), reunião com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, sobre o veto do Ibama ao empreendimento Eisa.
Aderiram ao protesto o prefeito de Feliz Deserto, Maycon Beltrão, e o vereador de Maceió, Marcelo Malta.