Por ordem judicial após uma ação do Ministério Público Estadual (MPE), ofertada pelo promotor Jorge Bezerra, o prefeito de Colônia Leopoldina, Cássio Alexandre, foi afastado do cargo, nesta quinta-feira.
Segundo o Ministério Público, o prefeito é acusado de desaparecer com cerca de R$ 125 mil dos cofres do município, através de um esquema de “caixa 2”, ao esconder o recolhimento destes recursos na contabilidade da cidade.
Pelas investigações do MPE, o esquema consistia na falta de registro de arrecadação de recursos nos cofres de Colônia Leopoldina. O dinheiro era proveniente de taxas pagas em feira livre e no matadouro da cidade.
Três secretários municipais também foram afastados: Ubiratan Montenegro (Agricultura), Gilberto Sobreira (Administração) e o ex-prefeito Manuilson Andrade (Finanças).
Além do cumprimento da decisão, também foi efetuado um mandado de busca e apreensão na Prefeitura. Para o promotor, a fraude vinha prejudicando a vida de milhares de moradores que são as principais vítimas pela falta de recursos no município.
A decisão foi tomada pelo juiz Yuli Rotter Maia.