Prefeito acompanhou limpeza de canais no Trapiche
A intensificação do trabalho de limpeza de canais foi acompanhada no final da manhã desta terça-feira pelo prefeito Cícero Almeida. Os trabalhos se concentraram no canal do Trapiche, onde uma máquina escavadeira retirou entulho e lixo que estavam depositados no fundo. O foco da ação da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) envolveu toda a extensão do canal, considerado um dos mais importantes da região, já que recebe esgotos do bairro do Trapiche, principalmente, da Vila Aratu.
Assim que chegou ao local, Almeida fez questão de saber detalhes da operação com o superintendente da Slum em exercício, José Roque. Antes, porém, o prefeito já havia percorrido a outra extremidade do canal, onde homens faziam a desobstrução diretamente dentro da área alagada. A medida foi a única solução para garantir a limpeza, já que a presença de algumas construções impedia o posicionamento da máquina.
Nos dois trechos da intervenção, o material coletado denunciava o descaso da população com o canal. A cada metro eram encontrados pneus, garrafas pet, madeira e entulho de construção. Além disso, muitas vísceras e penas de aves, frutos do despejo quase diário de alguns carroceiros.
Os moradores da região confirmaram a existência do problema e reconheceram que muitos deles são responsáveis pelo assoreamento do canal. Durante a abordagem das educadoras ambientais, eles foram informados dos dias da coleta de lixo e da importância de que ele só seja colocado horas antes da passagem do veículo compactador.
Todas essas informações também foram repassadas ao prefeito Cícero Almeida, que reconheceu a importância do trabalho de educação ambiental e o de desobstrução do canal. Tanto, que antes de deixar o local, ele reforçou a necessidade de a Slum ampliar a limpeza de todos os canais da área sul da cidade.
