Três importantes ações foram implementadas, nesta sexta-feira (10), pela Prefeitura de Maceió. Na solenidade, ocorrida no auditório do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Centro, o prefeito de Maceió Cícero Almeida empossou 300 novos professores, distribuiu materiais esportivos do “Programa Pintando a Liberdade”, que ficarão à disposição dos alunos da rede municipal, e assinou projeto de lei criando o Plano Municipal de Educação.
Na prática, os 300 professores empossados nesta sexta-feira já estavam trabalhando em escolas municipais de Maceió. Eles fazem parte dos aprovados do concurso realizado em 2006. Com a entrada deles na rede, já são mais de mil convocados na gestão do atual governo.
“Estes 300 novos professores empossados representam a abertura de nove escolas da rede municipal que estavam fechadas. Agora, só resta uma, a Escola Luiz Abílio, no Conjunto Cidade Sorriso II, que será aberta a qualquer momento”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão.
Na mesma solenidade foi assinado o projeto de lei que cria o Plano Municipal de Educação, que será encaminhado para votação na Câmara Municipal de Maceió e poderá ser aprovado a qualquer momento. A presidente do Conselho Municipal de Educação, Edna Lopes, explicou que o documento estabelece diretrizes, metas e objetivos para serem implementados pela educação municipal nos próximos dez anos.
A Secretaria de Estado de Educação (SED) entregou, também durante a mesma solenidade, kits esportivos referentes ao “Programa Pintando a Liberdade”, que promove a ressocialização de detentos por meio da fabricação de material esportivo.
Com isso, serão distribuídos 61 kits esportivos para as escolas da rede municipal que trabalham de forma integral, ou seja, mantêm os alunos os dois horários na escola.
Cada kit contém: uma Bandeira do Brasil, 45 jogos de dama, 45 jogos de xadrez, sete bolas de futebol de campo, nove bolas de futebol de salão, qautro bolas de handebol e três bolas de voleibol.
Na oportunidade, o prefeito Cícero Almeida deu as boas vindas aos novos professores, a quem chamou de “nova família” e enfatizou a importância do esporte no processo de socialização, assim como o grande significado em se aprovar o projeto de lei do Plano Municipal de Maceió