×

Maceió

Prefeito acompanha trabalho com adolescentes do Liberdade Assistida

O prefeito de Maceió, Cícero Almeida, acompanhou, nesta terça-feira (20), junto com o secretário de Assistência Social, Francisco Araújo, o trabalho focado em medidas de ressocialização que vem sendo desenvolvido para adolescente assistidos pelo Programa Liberdade Assistida e Prestação de Serviços a Comunidade (LA/PSC). A ação, que utiliza como metodologia uma oficina teatral ministrada pelo ator Licurgo Espínola, acontece no auditório da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

A proposta dessa iniciativa é fazer da arte um suporte para um trabalho de inclusão social desses meninos e meninas. Atualmente, são 290 adolescentes assistidos pelo LA/PSC, onde são promovidas ações de resgate da cidadania, que incluem diversas vertentes, a exemplo da cultura, que vem conseguindo envolver os jovens nessa meta.

Em outubro deste ano o ator Licurgo Espínola, idealizador do Projeto Identidade, esteve em Maceió e fez uma ação semelhante com as pessoas que vivem no Albergue Municipal. O resultado foi muito positivo, pois conseguiu que eles se reconhecessem como seres humanos capazes de ter uma vida diferente. Segundo Espínola, a oficina de teatro atua para transformar essas pessoas em multiplicadores, ou seja, que sirvam de exemplos e também ajudem as suas comunidades.

“A ideia é justamente avançar em todos os segmentos da sociedade para que as pessoas se unam e tenham avanços. O nosso Projeto Identidade foi citado esta semana pelo senador Eduardo Suplicy, para ser incluído no Plano Nacional de Combate e Prevenção às Drogas, isso em virtude dos avanços que temos alcançados”, ressaltou.

O prefeito Cícero Almeida foi saudado com apresentações musicais e interpretações encenadas pelos jovens. Para o prefeito, o ator Licurgo Espínola deixa uma semente plantada. “Quem sabe, daqui não sairá um ator, atriz ou outro profissional de alguma área. Vocês representam o futuro. Acreditem em vocês, não se desvirtuem, vão em busca de uma vida com dignidade”, disse Almeida.

A ação contou ainda com a presença da presidente da FMAC, Paula Sarmento, do secretário de Comunicação, Marcelo Firmino, de familiares dos jovens e da imprensa.

O resultado da oficina de teatro, que foi realizada durante sete dias com os adolescentes do LA/PSC), será uma apresentação que acontece nesta sexta-feira (23), às 11h, no auditório do Cine Sesi, localizado no bairro da Pajuçara. O evento será aberto ao publico. Só precisa levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições filantrópicas.