Recheado de confraternizações e impulsionado pelo 13º salário dos trabalhadores, o período de festas natalinas é um dos mais esperados pelo comércio varejista. E foi justamente pensando em auxiliar os consumidores a economizar em meio a tantas opções, que a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) divulgou um levantamento com os preços dos principais artigos procurados no comércio nesta época.
De acordo com a pesquisa, este ano, os preços dos produtos de decoração sofreram alterações em relação ao ano passado. Segundo o supervisor de pesquisas da Seplag, Gilvan Sinésio, os itens tiveram aumentos de, em média, 11,79%, com exceção da bengala, que apresentou alta de 32,11%, e da vela, que decresceu em 2,23%.
“O grupo de decoração é um dos mais visados pelos consumidores alagoanos, uma vez que as famílias sempre acabam comprando algum item para enfeitar a casa ou a árvore de Natal, que neste ano sofreu um aumento de 13,12%”, explica Sinésio.
No grupo de alimentação, por sua vez, os produtos da ceia natalina que mais sofreram aumentos foram as nozes (25,51%), o figo (25,26%) e a castanha de caju (21,29%). A alta, de acordo com a pesquisa, se deu por conta da variação do dólar, da oferta e do custo de transporte.
“Em geral, os alimentos exibiram crescimento médio de 8,55%, com exceção do lombo, da ameixa e da maçã, que sofreram deflações de 1,82%, 1,43% e 0,42%, respectivamente”, aponta o supervisor.
Já no grupo de bebidas, devido à elevação dos impostos, o aumento médio dos itens foi de 7,91%. Em relação ao ano passado, o vinho teve um aumento de 16,88%, seguido pelos itens aguardente (14,23%) e refrigerante (8,81%).
