×

Maceió

Pré-conferências dão início à elaboração do Plano Municipal de Cultura

A Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (FMAC) apresentou nesta sexta-feira (24) ao Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), o organograma para a realização das pré-conferências e da Conferência Municipal de Cultura de Maceió. Os encontros setoriais terão início na próxima segunda-feira, dia 27, e prosseguirão até o fim de junho. A Conferência Municipal acontece de 11 a 13 de julho.

O diretor de Políticas Culturais da FMAC, Marcos Sampaio, destacou que os encontros setoriais irão definir os anseios dos diversos segmentos para o setor. “É o momento onde governo e a sociedade civil estabelecem as principais diretrizes para a Cultura nos próximos anos.”

Para assegurar a participação popular, a Fundação realiza nos períodos de 27 a 29 de maio e 4 a 7 de junho as pré-conferências. Os encontros da Pré-Conferência obedecerão ao seguinte calendário: Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material, Arquivos e Museus: dia 27 de maio, das 8h às 12h, no Museu da Imagem e do Som (Misa), Jaraguá; Arte Digital e Artes Visuais: 27 de maio, das 14h às 18h, no Museu da Imagem e do Som (Misa), Jaraguá; Livro, Leitura e Literatura: dia 28 de maio, das 8h às 12h, no Museu da Imagem e do Som (Misa), Jaraguá; Artesanato, Moda e Design: dia 28 de maio, das 14h às 18h, no Museu da Imagem e do Som (Misa), Jaraguá; Teatro, Dança e Circo: dia 29 de maio, das 8h às 18h, no Museu da Imagem e do Som (Misa), Jaraguá; Música: dia 4 de junho, das 8h às 18h, no auditório da Fits, Cruz das Almas; Audiovisual: dia 5 de junho, das 8h às 18h, no auditório da Fits, Cruz das Almas; Culturas Afrobrasileiras: dia 6 de junho, das 8h às 18h, no auditório da Fits, Cruz das Almas; Culturas Populares: dia 7 de junho, das 8h às 18h, no auditório da Fits, Cruz das Almas.

Os encontros setoriais irão subsidiar os debates da Conferência Municipal, que definirá o marco regulatório das políticas culturais e fornecerá o embasamento teórico, estabelecimento metas, o atual quadro e como alcançar as metas. De acordo com os integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais o plano será um instrumento que norteará os investimentos públicos.