Os valores cobrados pelas balsas também devem ser reajustados
As pessoas que utilizam o transporte aquaviário na região do Baixo São Francisco terão que conviver com mais um aumento em suas contas. Isso porque o valor médio da passagem foi reajustado e a partir de 1º janeiro de 2016 quem precisar, por exemplo, atravessar de Penedo a Neópolis terá que pagar o valor de R$ 3,00.
A notícia do reajuste foi divulgada inicialmente pela Associação dos Transportadores Aquaviários de Neópolis, Penedo, e Santana do São Francisco (Astanepes) em avisos colados nas próprias embarcações.
Para profissionais que residem em Penedo, mas trabalham no município de Neópolis, em Sergipe, o aumento é inaceitável, pois será implementada sem nenhum planejamento comprometendo assim a renda de quem vai precisar pagar R$ 6 todos os dias para ir e vim do trabalho.
De acordo a associação, que fica sediada na Rua Antônio Capeta, no Centro de Neópolis, município que fica distante 121 km da capital Aracaju, o aumento será implantado a partir de 1º de janeiro de 2016 devido a inflação acumulada dos últimos meses, o que tem feito com que peças, combustíveis e até mesmo manutenção das lanchas tenham elevados aumentos.
Ainda segundo a Astanepes, o aumento é aquém dos índices inflacionários, mas pode diminuir os problemas enfrentados pelos proprietários das embarcações. Os valores cobrados pelas balsas também devem ser reajustados. Uma nova tabela deverá ser divulgada em breve.
