Interessados devem fazer a pré-cadastro na internet
A comunidade cultural de Maceió tem mais uma oportunidade de promover os tradicionais festejos juninos com o subsídio da Prefeitura de Maceió. A novidade é a segunda edição do edital de São João, da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), que é voltado para a realização de festas descentralizadas na capital alagoana.
Para se cadastrar, os interessados devem informar, entre outros dados, nome do responsável e da instituição que será proponente do projeto e seu respectivo CNPJ, local e período de realização da festa, e ainda responder se concorreu ao edital 2013 de ajuda de custo para os arraiais dos bairros, bem como se foi selecionado no concurso anterior.
O lançamento de editais para selecionar projetos e entidades merecedoras de ajuda de custo está previsto no Plano Municipal de Cultura, onde estão compiladas metas para o desenvolvimento da Cultura em Maceió durante os próximos 10 anos. O concurso, além de ser o processo mais democrático para escolha dos projetos, incentiva o protagonismo da sociedade na realização dos festejos populares culturais do município.
De acordo com o produtor cultural e também presidente da Fmac, Vinicius Palmeira, esse período, denominado pela instituição como pré-cadastro, é importante para o mapeamento das regiões representadas pelos respectivos interessados. “Iniciamos esse trabalho de análise e entendimento das regiões, que é imprescindível para a elaboração do projeto para o São João de 2014. É a partir dessa fase que será estabelecido o recurso destinado para o projeto”, disse ele.
“Estamos trabalhando para superar o ano anterior e para isso seguiremos o modelo de produção compartilhada com a comunidade cultural, e seleção de projetos por meio de editais, que é o critério mais democrático de distribuição de recursos públicos”, complementou Vinícius.
Os editais se tornaram uma política comum na Fmac. Segundo os gestores públicos, a iniciativa é um modo democrático de promover cultura à população. A forma começou a ser trabalhada no ano passado, quando a Fmac lançou o edital para o “De Jacinto à Tororó, São João é em Maceió”, oportunidade que homenageou os artistas alagoanos homônimos e contou com a apresentação de mais de 90 artistas locais em 43 festas espalhadas pela cidade. Em 2013, os arraiais receberam ajuda de custo de R$ 5 mil do município para organização da festa na comunidade. Os arraiais ainda concorreram a uma premiação total de R$ 45 mil, distribuída entre os três melhores.
Serviço
Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), localizada na Avenida da Paz, 900, no bairro de Jaraguá. Contato (82) 3336-2357.
