Longas filas começam a se formar no cartório de Penedo
Termina nesta quarta, 04, o prazo para que eleitores retardatários possam regularizar situação cadastral. Como de costume, muita gente deixou para última hora e por isso longas filas começam a se formar no Cartório Eleitoral da 13ª Zona, que compreendo o município de Penedo e seus respectivos povoado.
De acordo com o juiz Leonilzo de Melo Freitas, o prazo esse ano terminará no dia 04 de maio e não deve ser prorrogado, pois atende a um cronograma previamente estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral.
É importante destacar que o eleitor que não comparecer ao cartório eleitoral para alistamento, transferência e revisão de título eleitoral não poderá participar das eleições municipais que serão realizadas em outubro próximo. Além disso, o ausente também pode ficar impedido de participar de concurso público, tirar passaporte e realizar matrícula em instituição pública de ensino.
O alistamento é obrigatório para aqueles que têm entre 18 e 70 anos, e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e maiores de 16 e menores de 18 anos. O interessado precisa comparecer à sede do cartório levando os seguintes documentos (xerox e original):
1 – Documento de identificação com foto (carteira de identidade ou carteira do trabalho ou carteira profissional (CREA, OAB. Militar…);
2 – Comprovante de quitação do serviço militar (obrigatório para os homens – de 1º de janeiro do ano em que completar 18 anos a 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos);
3 – Comprovante de residência (recibos de água, luz, telefone, correspondência bancária ou qualquer outro comprovante idôneo, a critério do Juiz Eleitoral).
O Cartório Eleitoral de Penedo fica localizado na Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves, nº 502, próximo a localidade conhecida popularmente como “Beco do Dr. Dirson” e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 13h30min.
