Os agricultores familiares que se inscreveram, mas não fizeram o pagamento do boleto que garante a adesão ao Garantia Safra agora têm uma nova chance para participar do programa, que concede um seguro de R$ 680 em caso de perda da plantação provocada por seca ou chuva.
O prazo para retirada do boleto nas secretarias municipais de Agricultura e pagamento nas Casas Lotéricas foi prorrogado para o dia 30 de abril. O valor é de R$ 6,80, equivalente a 1% do seguro que o agricultor pode receber em caso de perda superior a 50% da plantação.
Em Alagoas, quase 25 mil agricultores de 35 municípios fizeram a inscrição no programa referente ao ano agrícola 2011-2012, mas, segundo o coordenador estadual do Garantia Safra, José Antônio dos Santos, quem apenas se inscreveu, mas não pagou o boleto, não tem direito ao seguro.
“A inscrição foi de acordo com o número de cotas destinadas para o Estado e praticamente o dobro do período anterior, o que significa que os produtores estão mais atentos à importância do programa”, salientou José Antônio. “Agora é importante que quem ainda não pagou procure as secretarias municipais de Agricultura para retirada do boleto”, completou.
“O ideal é que, com o plantio, o agricultor possa colher. Mas, se houver perda superior a 50%, o seguro garante uma renda para a família”, destacou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas.
O Garantia Safra cobre as culturas de feijão, milho, algodão, arroz e mandioca em municípios do Agreste, Bacia Leiteira, Médio e Alto Sertão. Outras informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (82) 3315-3668, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou nos escritórios locais da Seagri no interior
