×

Cultura

Práticas circenses marcam atividades em unidade de internação

Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Masculina Extensão II – Kerygma tiveram uma manhã diferente e animada, nesta quarta-feira (26). É que, um picadeiro foi montado no pátio da instituição para lembrar o formato de um circo, em comemoração ao mês das crianças.

A unidade faz parte do sistema socioeducativo de Alagoas, coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

Durante a festividade, os adolescentes receberam a visita de seus familiares e puderam participar de apresentações circenses e brincadeiras. Segundo o gerente da unidade, Neilson Tenório, a oportunidade serviu para “despertar a criança que tem dentro de todo mundo, além de ser uma ótima ocasião para mostrar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos com os adolescentes”.

Na unidade Kerygma, os adolescentes estão tendo aulas de práticas circenses há dois meses. Eles têm treinamentos de malabarismo, equilibrismo, dentre outras práticas que vão possibilitar, por meio da arte, o desenvolvimento da consciência individual e coletiva e de educação, socialização e humanização dos sujeitos.

“Com o início desta e de outras tantas atividades que estamos implantando na unidade, já foi possível perceber que houve uma significativa melhora das relações entre os adolescentes, eles se encontram mais tranquilos e participativos na rotina”, enfatizou a superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Denise Paranhos, que garantiu que o projeto circense será implantado nas demais unidades.