A ação, que teve início no mês de agosto, deve ser concluída até o fim do ano.
Os praticantes e grupos de capoeira de Penedo e região estão sendo convocados pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para participarem no dia 18 de outubro para participarem do mapeamento da manifestação cultural, registrada como patrimônio imaterial brasileiro.
De acordo com as informações repassadas à redação do aquiacontece.com.br, o maior e mais acessado portal de notícias do interior de Alagoas, a ação será realizada durante todo o dia no auditório do escritório do Iphan em Penedo, localizado no Largo de São Gonçalo, Centro Histórico do município ribeirinho.
Segundo o Iphan, mapeamento deverá fornecer dados e informações sobre a quantidade de praticantes de capoeira e sua distribuição espacial em Alagoas. Também será subsídio para as ações de mobilização e articulação dos próprios detentores e de instituições de proteção ao Patrimônio Cultural.
A iniciativa, que conta com o apoio de um Grupo de Trabalho coordenado pelos próprios capoeiristas e também já foi realizada em outras região do estado, é a primeira etapa para a construção do Plano de Salvaguarda da Capoeira em Alagoas. Além do mapeamento, a ação contempla ainda a inclusão dos detentores na plataforma do Cadastro Nacional da Capoeira.
A ação, que teve início no mês de agosto, deve ser concluída até o fim do ano.
