A organização do Festival Internacional de Cinema de Berlim anunciou, na manhã de hoje, 15 de janeiro, os filmes selecionados para a Competição Oficial de sua 64ª edição, que acontece entre os dias 6 e 16 de fevereiro na capital alemã. O longa-metragem “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz, está entre os concorrentes ao Urso de Ouro, prêmio de maior prestígio do evento e um dos mais importantes e tradicionais do cinema mundial.
Filmado em Fortaleza, Berlim e Hamburgo, “Praia do Futuro” é uma coprodução Brasil-Alemanha, que tem nos papeis principais os atores brasileiros Wagner Moura e Jesuíta Barbosa e o alemão Clemens Schick. É o quinto longa-metragem do diretor Karim Aïnouz, conhecido por, entre outros, “Madame Satã” e “O Céu de Suely”. Na trama, Wagner Moura interpreta Donato, um experiente salva-vidas, que acaba conhecendo o alemão Konrad (Clemens Schick) e resolve recomeçar a sua vida em Berlim. Anos mais tarde, seu irmão mais novo, Ayrton (Jesuíta Barbosa) embarca para a Europa à sua procura.
O cinema brasileiro já venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim em duas ocasiões: Em 1998, com “Central do Brasil”, de Walter Salles, e em 2008, com “Tropa de Elite”, de José Padilha.
O longa-metragem recebeu apoio do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, com recursos da Chamada Pública PRODECINE 04/2012, linha de complementação de recursos para obras de longa-metragem. No final do ano passado foi anunciado um investimento de R$ 1,23 milhão no projeto. “Praia do Futuro” tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros para o dia 1º de maio.
Acesse o site do Festival Internacional de Cinema de Berlim para conhecer os demais concorrentes ao Urso de Ouro.
