Skip to content

Praia de Cruz das Almas recebe mutirão de limpeza

Blog

Praia de Cruz das Almas recebe mutirão de limpeza

Nesta quarta-feira (5) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) realizou um mutirão de limpeza na Praia de Cruz das Almas. A atividade contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Pedro Barbosa Júnior, localizada na região.

A ação iniciou com exercícios de alongamento, propostos pelos jovens aprendizes da Viambiental e da Naturalle, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital alagoana. Os pequenos também aprenderam sobre reciclagem, a destinação correta dos resíduos ali coletados e receberam um brinquedo produzido com material reciclado.

Estudantes participam de atividade ambiental. Foto: Crystália Tavares/ Ascom Alurb
Estudantes participam de atividade ambiental. Foto: Crystália Tavares/ Ascom Alurb

Josielma Moreira, que é diretora da Escola Municipal Pedro Barbosa Júnior, destacou a importância da participação dos alunos e agradeceu a Prefeitura de Maceió pela iniciativa.

“Levar as crianças para desenvolver essa ação na praia, mostrando a importância de mantê-la limpa e ainda aprendendo que esses “lixos” podem ser reciclados é ótimo. Essa conscientização feita com os pequenos ajuda a formar cidadãos conscientes de que precisam preservar e cuidar do meio ambiente. Essa consciência começará em casa, na rua, na praia, ou seja, no cotidiano deles”, disse.

Após a distribuição de luvas e sacolas, os participantes da ação foram para a faixa de areia da Praia de Cruz das Almas para recolher resíduos descartados de forma irregular. Na oportunidade, foram captados diversas garrafas PET, garrafas de vidro, embalagens de isopor e plásticos em geral.

“Não somente nesta data é que devemos dar a devida importância ao meio ambiente. Ele precisa de nós todos os dias, em nossas atitudes em casa ou na rua. Infelizmente, ainda é comum a prática negativa de descartar irregularmente pequenos itens que poderiam facilmente caber em uma lixeira dessas que existem na orla da capital”, pontuou a diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares.

No final da ação, todos os itens que ainda poderiam ser reciclados foram destinados para a Cooplum, cooperativa parceira da Prefeitura de Maceió e responsável pela coleta seletiva na região.

Cuidados com o Meio Ambiente

Outras ações são executadas pela Alurb para preservar o meio ambiente. Somente este ano, mais de 83 mil toneladas de resíduos, descartados de forma irregular em pontos de lixo da cidade, foram recolhidas pelo órgão. Além de cerca de 700 toneladas de recicláveis que foram coletadas pelas cooperativas parceiras, evitando que esses materiais acabem indo parar em rios, mares e córregos de Maceió.

Por Secom – Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também