A Prefeitura de Maceió está implantando um novo sistema de irrigação dos canteiros centrais e praças da capital. Completamente automatizado, o novo sistema é acionado por um temporizador, duas vezes por dia, irrigando as principais áreas verdes urbanas, com economia no consumo de água e sem a necessidade de gasto de combustível com caminhões-pipa.
Outro benefício do sistema automatizado é que, sem a presença dos caminhões, o trânsito fica menos congestionado nas avenidas.
A primeira via da capital a contar com esse sistema é a Avenida Álvaro Calheiros, no bairro de Stella Maris, cujo canteiro central ganhou novo projeto paisagístico. A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) vai implantar o sistema, em breve, na Avenida Fernandes Lima, no trecho entre a Praça Centenário e a Avenida Rotary.
Paralelo a esse investimento em irrigação, a Sempma também está dando uma nova cara aos jardins, canteiros e praças da capital. A secretaria, por meio do Departamento de Parques e Jardins, está adotando novos projetos paisagísticos nesses locais, com o plantio de espécies nativas e que melhor se adaptam aos espaços urbanos.
Na orla da cidade, a Sempma também plantou diversas novas mudas de coqueiro nos últimos meses. As plantas vão substituir as árvores mais velhas e que foram derrubadas por oferecer riscos à população. O plantio das mudas também faz parte do projeto Maceió Mais Verde, cuja meta é plantar 1 milhão de árvores na capital pelos próximos dois anos.
