×

Sergipe

Praça no povoado Colônia, em SE, 13 está 85% concluída

Maior povoado do município de Lagarto e um dos mais populosos do estado de Sergipe, o Colônia 13 é um lugar que vivencia crescente desenvolvimento econômico e social nos últimos anos. Para fortalecer o progresso do interior sergipano, o governo do Estado, por meio do programa Sergipe Cidades está revitalizando a praça do Povoado um investimento de R$ 873.820,68 que dará mais qualidade de vida aos moradores do local.

A praça

Situada às margens da Rodovia 270, na Avenida Lourival Batista, a praça ocupa uma área total de 13.073,98 m². De acordo com o arquiteto e urbanista e fiscal da obra, Alan Mendonça Rios, as intervenções no logradouro ficarão bem distribuídas. “Como se trata de um espaço amplo, o projeto foi desenvolvido de maneira que todos os equipamentos sejam alocados de maneira harmoniosa. Será instalado um parque infantil com três gangorras, um labirinto, seis balanços e um escorregador. Também fazem parte da urbanização, 10 mesas para jogos com bancos, quiosques para sorvete, dois caramanchões e equipamentos de ginástica. A iluminação terá 21 postes com luminárias de quatro pétalas e no centro da praça já foi erguida uma imagem de Santa Luzia, padroeira do povoado”, conta.

Alan acrescenta que serão empregados materiais de alta resistência. “Por ser uma praça de grande movimentação de pessoas faz-se necessário utilizar produtos de excelente qualidade. São 2.664,30 m² de piso em concreto desempolado amarelo e 4.431,63m² cinza, 392,47 m² de pavimentação em paralelepípedo, 582,65 metros de meio fio granítico e 1036,97 metros do simples”, exemplifica.

Acessibilidade e paisagismo

Conforme declarações do arquiteto, as normas de acessibilidade atendem as exigências previstas. “Serão 12 rampas para acesso de pessoas com mobilidade reduzida distribuídas em todo o entorno do espaço e 326,90 m² de piso táctil direcional, que em muito facilitará a locomoção destas pessoas”, destaca.

Em relação ao projeto paisagístico, o arquiteto explica as medidas adotadas. “A praça continha diversas árvores da espécie fícus espalhadas em sua extensão, no entanto, com o seu desenvolvimento as raízes se tornam agressivas e se expandem provocando grandes danos às estruturas e tubulações subterrâneas. A fim de evitar danos posteriores, elas foram retiradas e serão substituídas por 59 mudas de brasileirinhos e 21 de mini-palmeiras imperiais, número superior às árvores existentes. Já no entorno da igreja de aspecto cônico piramidal e nos oito canteiros espalhados serão aplicados 4.879,24 m² de grama verde esmeralda”, detalha.

Serviços adiantados

De acordo com o encarregado da obra, Moisés Chaves de Almeida, os trabalhos estão prestes a serem concluídos. “Diariamente 13 operários trabalham nos dois turnos para finalizar o restante das intervenções. Atualmente estamos terminando a pavimentação granítica e preparando o terreno para a aplicação da grama. Os demais equipamentos, bem como as mudas das árvores serão implantados quando ficar mais próxima a sua inauguração, cerca de 85% da obra já foi executada”, ressalta.

Outro lugar

Moradora do povoado Luiz Freire, Josivania Santos, 18 anos, considera excelente a revitalização. “Mesmo não residindo no povoado estou sempre por aqui e percebo que a reforma está ficando muito boa, é algo inovador para uma praça”, opina.

Amiga e com a mesma idade de Josivania, a estudante do 3º ano do ensino médio, Lucimária Santos, diz que o estado anterior do espaço era de abandono. “O piso era esburacado, os bancos encontravam-se depredados, uma situação lamentável. Agora já dá para perceber que irá ficar muito bonita e será muito bom para as dezenas de alunos que esperam pelo transporte escolar aqui”, avalia.

Morador do povoado desde que nasceu e proprietário de uma lanchonete há 15 anos, Ronaldo Bernardo Cosmo, 37, tece elogios à obra. “A praça estava desprezada há muito tempo, era um grande pasto cheio de capim e com árvores sem podar. Agora já parece outro lugar, tenho certeza que irá ficar muito bonita e vai agradar a todos os moradores”, afirma.

Mais do que uma obra

Para o Secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano, Carlos Fernandes de Melo Neto, as construções e revitalizações de praças pelo Sergipe Cidades não se limitam a simples obras. “Estejam elas nas sedes municipais, em pequenos ou médios povoados, diversas praças encontravam-se sem manutenção ou deterioradas e, alguns gestores municipais não as recuperavam por falta de recursos. Ao revitalizar esse tipo de logradouro, o programa traz de volta os bons tempos em que os pais levavam os filhos para brincar, idosos se reencontravam para conversar e se distrair com jogos, casais descobriam afinidades entre si, recriando assim uma atmosfera nostálgica em pleno mundo contemporâneo”, analisa.