×

Maceió

Praça do Centenário se firma como opção de lazer aos domingos

Já fazia tempo que a tradição de levar a criançada para a praça, aos domingos, estava adormecida. Com poucas opções de lazer espalhadas pela cidade, a Prefeitura de Maceió está resgatando o sentimento de cuidado e carinho pelos espaços públicos da cidade com o Lazer na Praça. Lançado no último domingo (2), o projeto na Centenário, no bairro do Farol é permanente.

Durante o evento, que tem ações articuladas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), a Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp) disponibiliza sinal de WiFi para quem estiver na praça, das 07 às 15 horas. Ainda em caráter de teste, as pessoas poderão compartilhar, através das redes sociais, os momentos de diversão no Lazer na Praça.

Na primeira edição do projeto, houve a reunião de serviços executados por diversas secretarias. Barracas para comércio de pessoas atendidas pelo projeto Economia Solidária foram espalhadas na praça e coordenadas pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Atividades culturais escaladas pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), como o bumba meu boi “Vingador” da Ponta da Terra e a escola de samba Gaviões da Pajuçara, também animaram adultos e crianças que passaram pelo local.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) também levou algumas ações de entretenimento à praça, como a apresentação de um grupo de Fanfarra. Mudas de árvores foram distribuídas e palestras de conscientização ambiental feitas pelas equipes da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) num dos estandes montados na Centenário.

“O que aconteceu no último domingo foi o primeiro passo e esperamos levar para outros bairros da cidade ações como estas. Estamos estudando alguns outros espaços e um deles é dentro do Complexo Benedito Bentes”, garantiu o prefeito Rui Palmeira.

De acordo com Pedro Vilela, a importância das parcerias com todas as secretarias da gestão municipal é primordial para a consolidação do Lazer na Praça. “Eu não tinha dúvidas da repercussão positiva que este projeto teria. Sucesso absoluto. Nossa missão agora é melhorar alguns pontos e resgatar no maceioense o sentimento de carinho pela praça”, detalhou o secretário de Esportes.

A interdição do trânsito feita pela equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) não causou nenhum problema para o fluxo da Avenida Fernandes Lima. Todos respeitaram os desvios previamente anunciados esta semana. “Tínhamos a experiência de eventos no ano passado e aos poucos, a cada domingo, o condutor já vai se acostumar com essa pequena intervenção”, detalhou o superintendente Tácio Melo.

Programação

Para este domingo (09), a programação terá das 7h às 8h30, aulas de ginástica promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Às 9h30, a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) leva o Grupo de Afoxé Odó-iyá, da Ponta de Terra para o palco montado na Centenário. Às 11 horas, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) apresenta o Grupo de Maculelê. Às 14 horas, o Boi Vingador, também da Ponta da Terra, alegra a tarde. O Grupo Street Dance King, do Conjunto João Sampaio se voluntariou para se apresentar no Lazer na Praça. No intervalo das ações, a população terá livre acesso ao palco.

Trânsito

A SMTT é a responsável pelo fechamento do trânsito no sentido Farol/Centro. “O desvio para quem desce será feito pela Rua Íris Alagoense com saída pela Praça Sergipe. No sentido contrário o trânsito estará sempre normal sem mudanças”, explicou o superintendente da SMTT, Tácio Melo. Segundo ele, para as próximas edições, um estante da superintendência vai fazer um trabalho de conscientização, principalmente com as crianças.

Praça do Centenário

A Praça do Centenário, no Farol, já foi conhecida por Praça Jonas Montenegro, Praça Peripedra ou Periperipau, Praça Januário Bezerra, praça do campo de futebol e Praça Nilo Malta. Na década de 60, na administração do então prefeito Sandoval Cajú, recebeu reformas importantes e consolidou-se como Centenário.