×

Policial

Posto móvel do Desarmamento faz Alagoas superar SP em arredação

A entrega voluntária de armas, que vem sendo realizada em todo o país por meio de campanha que tem apoio do Ministério da Justiça, ganhou destaque especial em Alagoas. Um ônibus itinerante está percorrendo as cidades da região para facilitar a entrega dos armamentos. Com isso, Alagoas subiu do 19º lugar em 2011 para o 4º em 2013 no ranking dos estados que mais entregam armas na campanha, ultrapassando São Paulo, o mais populoso e que ocupa a sexta posição.

Único no país, o Ônibus do Desarmamento arrecadou nos três primeiros meses deste ano quase o mesmo número de todo o ano passado. Em 2012 foram 274 unidades recebidas em Alagoas e este ano, 217. O ônibus existe desde novembro de 2012.

Ao inovar com o posto móvel, o governo alagoano, segundo a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, propõe a discussão de uma vida sem violência. “O cidadão de Alagoas responde ao debate da cultura de paz se desarmando. O governo e o cidadão estão exercitando a cidadania, e a presença do ônibus facilitou a possibilidade de efetivamente desarmarem os corações”, disse. A secretária informou ainda que, sempre que tem oportunidade, sugere a ideia a outros estados, devido à sua eficácia.

A notícia do Ônibus do Desarmamento fortaleceu também a entrega de armas nos postos fixos e impulsionou a campanha, explica o secretário estadual de Promoção da Paz, Jardel Aderico. A estratégia da secretaria da paz com o ônibus é provocar no cidadão a reflexão de que a arma de fogo não traz segurança; ao contrário, pode provocar acidentes domésticos, principalmente com crianças, ou mortes por conflitos interpessoais que poderiam ser solucionados pacificamente com o diálogo.

A tática tem surtido efeito, fez com que um policial aposentado do bairro do Salvador Lyra, em Maceió, entregar sua arma porque o neto de 8 anos estava, em suas palavras, “ficando muito esperto”, e ele resolveu tirar a arma de dentro de casa.

Na semana passada, o ônibus esteve em Arapiraca, segundo maior município alagoano. O fato de a entrega ser anônima atraiu muita gente. Nesta semana, o Ônibus do Desarmamento está estacionado no Calçadão do Centro de Maceió.

Na próxima semana, ele ficará em um shopping da cidade e depois voltará ao interior, para a cidade de Palmeira dos Índios, citada em recente pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) como a cidade com mais armas de fogo no estado. Para saber mais sobre o ônibus: http://www.paz.al.gov.br/