×

Policial

Posto Itinerante fará coleta de armas no dia da Padroeira de Maceió

Depois de três meses em atividade no interior do Estado e quase 400 armas recolhidas desde o inicio de suas atividades, o Ônibus do Desarmamento está de volta a Maceió. Acompanhando a programação da Festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Prazeres, foi firmada uma nova parceria com a Arquidiocese e o Ônibus está estacionado em frente à Catedral Metropolitana, na Praça Dom Pedro II, no Centro, desde a última quinta-feira (22), permanecendo até o dia 30 de agosto, sempre das 8h às 20h.

Com o considerável fluxo de visitantes e devotos que são atraídos à catedral durante os dias e noites da festa, a expectativa é divulgar a campanha e conscientizar a população sobre os riscos de ter uma arma de fogo em casa, apresentando a facilidade da entrega e a indenização em dinheiro como convites a se desarmar.

O secretário de Estado de Promoção da Paz, Jardel Aderico, acredita que a parceria com a Igreja vai ajudar a espalhar a consciência do desarmamento. “A voz da Igreja chega às pessoas com mais força, consegue envolvê-las mais que a voz do Estado. E a Igreja sempre foi uma grande promotora de paz e de convivência pacífica. Não existe paz onde existem pessoas armadas”, disse Jardel Aderico.

Esta é a segunda vez que a Sepaz atua em parceria com a Arquidiocese de Maceió com o Ônibus do Desarmamento. A primeira, em dezembro de 2012, na campanha “Natal de Paz, Natal sem armas” arrecadou cerca de 40 armas no presépio montado pela Igreja, no bairro do Farol.

O Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, é um entusiasta da Campanha. Ele diz que “a Igreja Católica prega a paz e a CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil] sempre trabalhou nesse sentido de apoiar as campanhas de desarmamento”. Dom Muniz acredita no sucesso dessa iniciativa para diminuir o contexto de violência no Estado.

A nova parada do Ônibus do Desarmamento contará com a divulgação da campanha junto aos fiéis que participam das missas na Catedral e demais igrejas da região. Também haverá orientação e panfletagem durante a tradicional procissão que toma as ruas do Centro, no dia da Padroeira (27), alertando para o perigo de ter armas em casa, como apontou Dom Antônio. “Será maior a visibilidade da mensagem e do ônibus. Eu espero que as pessoas atentem que uma arma em casa representa mais perigo do que proteção”, defendeu o arcebispo.

Entrega – Para que a arma de fogo seja deixada no Ônibus do Desarmamento, o cidadão precisa apenas da guia de trânsito para transporte da arma – retirada no site da campanha (http://www.entreguesuaarma.gov.br/desarmamento/) ou no próprio ônibus. Ele não precisa se identificar ou dar informações sobre a origem da arma – o que facilita a devolução sem registro ou com numeração raspada.

Cada arma entregue rende uma indenização entre R$ 150 e R$ 450, de acordo com o tipo e calibre da arma. A ordem de pagamento é feita na hora da entrega da arma e o dinheiro é liberado em até 24 horas.