O Posto de Saúde da Família Dr Luiz Machado Lobo, localizado no conjunto José Moraes Lopes, no Bairro Dom Constantino, parte alta da cidade de Penedo, tem sido alvo fácil de invasões nos últimos dias. Somente esta semana, a unidade sofreu duas invasões, felizmente sem registro de furtos que pudessem gerar maior prejuízo à população.
O local atende diariamente a uma demanda considerada grande e em algumas salas a facilidade de acesso é notada claramente. Caixas para instalação de ar condicionado estão vazias e sem nenhuma proteção para evitar a passagem para a parte interna do posto de saúde.
Foi justamente por um desses “espaços” para caixa de condicionador de ar que o elemento entrou na unidade na madrugada do último domingo (04). Como o invasor não conseguiu passar para outras salas do posto, ele resolveu se evadir do local sem levar nada, algo que foi notado pelos responsáveis do local na manhã de segunda-feira, 05.
Frustrado por não haver logrado êxito na primeira tentativa de furto, o indivíduo resolveu voltar novamente ao posto na madrugada desta terça-feira (06). No entanto, mais uma vez não foi notada a falta de nenhum objeto nas dependências da unidade de saúde. O posto tem vigilante durante o período noturno, mas há certa dificuldade de transitar pela área externa devido a altura do mato.
O Procurador Geral do Município, Eduardo Marinho, informou que a Prefeitura de Penedo está tomando as medidas legais para que todos os postos de saúde e também escolas municipais passem a ser monitoradas, ainda este ano, por segurança eletrônica, através de empresa que será contratada para promover o serviço. A terceirização da segurança nas escolas e nos postos de saúde do município de Penedo, justifica o fato do último concurso público realizado em maio deste ano, não ter ofertado vagas para vigilantes.