×

Penedo

Posse do novo coordenador da Unidade Penedo da UFAL é marcada por protesto

Estudantes reclamam falta de estrutura na Unidade Penedo

A posse do novo coordenador da unidade de ensino da Universidade Federal de Alagoas em Penedo, professor Mac Dawison foi marcada na noite desta terça-feira, 23, pela manifestação de estudantes do curso de engenharia de pesca. Com a presença do Reitor Eurico Lobo na solenidade, os universitários aproveitaram para pedir mais atenção para o curso que já recebeu promessas de investimentos, mas continua deixando a desejar.

Com apitaço e usando nariz de palhaço, os estudantes receberam o reitor Eurico Lobo na porta da Casa de Aposentadoria, local onde a solenidade de posse foi realizada com a presença do prefeito de Penedo Israel Saldanha (DEM), o diretor geral do Campus Arapiraca, Márcio Aurélio Lins dos Santos, do atual coordenador de cultura e ex-coordenador da Unidade Penedo, Sérgio Onofre, da diretora acadêmica Eliane Aparecida Holanda Cavalcanti, do Comandante da Agência Fluvial de Penedo, capitão Alexandre Nascimento, além de segmentos representativos da sociedade.

O reitor Eurico Lobo que chegou ao evento já sabendo da manifestação, disse que o ato era democrático e necessário para que as mudanças possam continuar acontecendo na Universidade. “Respeito a manifestação dos estudantes e com certeza após a solenidade de posse do novo coordenador da Unidade Penedo, poderemos sentar e discutir os problemas enfrentados pelos estudantes, para que a solução seja buscada no mais curto espaço de tempo”, declarou o reitor.

Falta de espaço

Para o presidente do Centro Acadêmico, Dianesson de Farias, a manifestação foi promovida para sensibilizar o reitor sobre carências enfrentadas atualmente na Unidade Penedo. Segundo Dianesson o número de universitários aumentou e o espaço terminou ficando muito pequeno para atender a demanda a contento.

“Hoje quem chega primeiro no prédio da UFAL é quem senta e assiste aula de forma mais confortável, porque quem chega um pouco depois tem que se espremer até mesmo em pequenos espaços que não contribuem em nada para o ensino e aprendizagem”, declarou o estudante.

Novo prédio

O reitor Eurico Lobo anunciou que uma emenda do deputado federal Joaquim Beltrão de R$ 400 mil foi direcionada para a construção do novo prédio da UFAL em Penedo, sendo dobrado pela Universidade o valor direcionado à unidade da cidade ribeirinha.

Ele também garantiu que os esforços para somar recursos aos já garantidos, não tem sidos poupados para que em breve possa ser entregue aos estudantes um amplo espaço que atenda a necessidade dos universitários com salas espaçosas e laboratórios equipados.

“Temos trabalhado para começar no mais breve espaço de tempo a construção do novo prédio no terreno que foi doado pela prefeitura de Penedo, entendendo que a cidade é um pólo educacional e os nossos estudantes precisam urgentemente do novo espaço”, concluiu Eurico Lobo.