Em Natal, Dodô voltou a marcar pela Lusa
A Portuguesa derrotou o Amérca-RN por 3×1, na noide de ontem, no Machadão, em Natal e assumiu, mesmo que prvisóriamente, a segunda colocação da série B. Por outro lado, o time do Rio Grande do Norte, depois de mais um resultado negativo, segue ocupando a vice-lanterna da competiçao.
O JOGO
Na zona do rebaixamento, o América entrou em campo com um alento: pela primeira vez o técnico Lula Pereira pôde repetir a escalação do jogo anterior, quando empatou com o Santo André. A Portuguesa, por sua vez, voltou a usar o esquema 3-5-2, com a entrada do zagueiro Domingos, que se recuperou de uma lesão no tornozelo direito.
O jogo seguia equilibrado, sem chances reais para os dois lados. Mas um fato mudou a história aos 25 minutos, quando o auxiliar Arnaldo Rodrigues de Souza viu um lance de agressão dentro da grande área do América. Ele então chamou o árbitro José de Caldas Souza para denunciar a cotovelada de Jackson sobre Ademir Sopa. Apesar dos protestos do time anfitrião, o árbitro anotou pênalti e expulsou o agressor.
Na cobrança, aos 29 minutos, Dodô bateu forte, no canto esquerdo do goleiro Fabiano. Este foi o segundo gol do artilheiro em dois jogos. Depois disso, o América ameaçou duas vezes: numa falta de Esley e num chute à queima roupa de Alberto, ambos os lances defendidos pelo goleiro Wéverton.
A Lusa voltou para o segundo tempo com a determinação do técnico Vadão para pressionar a saída de bola do adversário. E como as orientações não derem resultado prático, logo ele fez duas substituições. Domingos saiu machucado para a entrada de Romano, enquanto o apagado Celsinho deixou seu lugar para Malaquias.
Apesar das alterações, o América manteve a posse de bola, mas sem objetividade nas finalizações. A Portuguesa, que não soube explorar os contragolpes, recebeu de presente o segundo gol, aos 33 minutos. O goleiro Fabiano saiu jogando errado e mandou a bola nos pés de Fabrício. Ele bateu de primeira e ampliou.
Dois minutos depois, o zagueiro Adalberto diminuiu ao desviar de cabeça o cruzamento que partiu do lado direito. O América, porém, não teve forças para empatar e ainda sofreu o terceiro gol aos 45 minutos. Fabrício invadiu a área pelo lado esquerdo e bateu cruzado.
A 13.ª rodada será toda disputada na próxima terça-feira, dia 10 de agosto. A Portuguesa recebe o ASA, no Canindé, em são Paulo, a partir das 21h50. Mais cedo, às 19h30, o América enfrentar o Ipatinga no interior mineiro.
Ficha técnica:
América-RN 1 x 3 Portuguesa
América-RN – Fabiano; Cléber, Robson e Adalberto; Thoni, Jackson, Esley, Douglas Silva (Wellington Dias) e Berg; Alberto (Chimba) e Fábio Neves (Reinaldo). Técnico: Lula Pereira.
Portuguesa – Wéverton; Maurício, Preto Costa e Domingos (Romano); Paulo Sérgio, Acleisson, Ademir Sopa, Celsinho (Malaquias) e Fabrício; Kempes e Dodô (Henrique). Técnico: Oswaldo Alvarez.
Gols – Dodô (pênalti), aos 29 minutos do primeiro tempo; Fabrício, aos 33 e aos 45, e Adalberto, aos 35 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Fabrício, Celsinho e Dodô (Portuguesa).
Cartão vermelho – Jackson (América-RN).
Árbitro – José de Caldas Souza (DF).
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio Machadão, em Natal (RN).
?
