×

Cultura

Portugal Ramalho promove festival artístico-cultural

O Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) realizou, nesta quarta-feira (4), o terceiro Festival Artístico e Cultural do Caps Casa Verde. O evento aconteceu na área aberta de acesso ao centro psicossocial, com objetivo de expandir e promover uma troca relacionada à arte, cultura e autoconhecimento entre os usuários.

A iniciativa partiu da terapeuta ocupacional Claudete Lins e faz parte da proposta da equipe do ambulatório. “Por meio de eventos como este incentivamos os usuários a trabalhar todas as suas dimensões humanas: emoções, espiritualidade, corpo e mente. É algo que só a arte e a cultura podem fazer. E, assim, é exposto o que está no íntimo de cada um”, afirmou Claudete.

Durante todo o dia acontecem atividades como roda de conversa, poesia, exposição de trabalhos, desfile com peças customizadas e serigrafadas pelos próprios usuários, dança, coral e teatro.

Na manhã, a roda de conversa teve como tema Criatividade e Afeto, na qual profissionais de várias áreas se misturaram a usuários compartilhando ideias, percepções, e sentimentos.

À tarde, acontece o desfile de coletes e bolsas customizadas, assim como as camisetas serigrafadas pelos usuários durante as oficinas diárias feitas no Caps.

“Estamos muito contentes com essa oportunidade de mostrar nosso trabalho através do desfile. É uma forma de reconhecimento muito importante e pode abrir portas”, comemorou Enock da Silva, usuário e artista.

Os familiares dos participantes também apoiaram a iniciativa do evento. “Esse tipo de atividade traz um grande benefício a todos, eles se sentem mais ativos, mexem e expõe sua sensibilidade, ficam mais felizes”, constatou Leide Costa, parente de um dos usuários.