O World Travel Awards Europa, maior prêmio do turismo mundial, revelou no início deste mês os destinos mais procurados do Velho Continente. A cerimônia de gala aconteceu em Atenas, Grécia. A 25ª edição da premiação, é a mais respeitada votação de viajantes e profissionais do setor. Portugal, pelo segundo ano consecutivo, foi o grande vencedor em diversas modalidades, conquistando 36 prêmios.
O pequeno país da Península Ibérica, além de receber o título de melhor destino do continente, foi contemplado como melhor cidade da Europa, que ficou com a capital Lisboa. O crescente prestígio alcançado nos últimos anos e a excelente oferta turística colocou Lisboa à frente de fortes rivais como Amsterdã, Barcelona, Londres, Paris, Roma e Veneza. “A conquista de Melhor Cidade Destino da Europa é histórica para Lisboa, pois já recebemos inúmeros prêmios, mas este ainda não tinha sido conquistado. O fato de estarmos estabelecendo os níveis de qualidade a que outras cidades devem aspirar, deixa-nos muito orgulhosos do trabalho que tem sido feito ao longo dos anos”, diz em comunicado Vítor Costa, Diretor geral da Associação Turismo de Lisboa.
Os méritos não pararam por aí: A Ilha da Madeira ganhou como melhor destino insular; Arouca venceu na categoria de melhor destino para turismo de aventura. Setores como hotelaria, infraestrutura portuária e companhia aérea também foram laureados. O 1908 Lisboa Hotel, inaugurado no ano passado, foi escolhido melhor hotel design. Lisboa recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio de melhor porto europeu de cruzeiros.
“É algo que nos enche de orgulho e prova que Portugal continua no topo das preferências dos turistas internacionais”, declara Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. “Estes resultados mostram que a nossa estratégia está claramente dando frutos e que o mundo olha para Portugal como um exemplo”, completa.
O turismo em Portugal vem se destacando há alguns anos, desde que os governantes se empenharam em dedicar investimentos e atenção especial ao setor. Em 2017, o país recebeu quase 13 milhões de visitantes. Em termos comparativos, o Brasil recebeu metade deste número, ficando na casa dos 6,5 milhões.
Esta é a etapa europeia do prêmio. No final de 2018 acontece o World Travel Awards mundial.
