Uma parceria entre o Ministério Público de Alagoas, através da Promotoria de Justiça de Porto Real do Colégio, com os poderes Executivo e Judiciário, além da Secretaria de Segurança Pública do estado, tornou o município de Porto Real do Colégio palco de um projeto inovador que deve reduzir consideravelmente os índices de criminalidade na cidade ribeirinha.
Graças a essa união de forças, formada por iniciativa da promotora de Justiça Ariadne Dantas Meneses, com total apoio do prefeito Aldo Borges, do delegado regional Rômulo Andrade e do capitão da Polícia Militar de Alagoas, David Durval, Porto Real do Colégio passa a ser monitorada por mais de 50 câmeras, que registram toda a movimentação na cidade em tempo real.
Além disso, a Segurança Pública em Porto Real do Colégio vai contar também, a partir de agora, com o apoio de um drone, que deve monitorar áreas específicas, onde a incidência de crimes como o tráfico de drogas, por exemplo, é mais comum e acontece de forma corriqueira.
Em contato com a nossa redação, o delegado Rômulo Andrade explicou que esse reforço no combate ao crime é de fundamental importância para transformar a sociedade local em um lugar mais seguro de se viver e que isso só mostra a importância que tem essa união de forças, onde quem mais ganha com isso são as pessoas de bem.
O delegado ressaltou ainda que há todo um protocolo em relação ao que for captado pelas câmeras. Segundo Rômulo Andrade, as imagens não podem ser divulgadas sem autorização da autoridade policial e são voltadas apenas e exclusivamente a crimes, tanto para coibir quanto para investigar. Além disso, os vídeos ficarão armazenados no Centro Integrado de Segurança Pública de Porto Real do Colégio, à disposição da Justiça.