Uma portaria publicada ontem no Diário Oficial do Município nomeia os 14 conselheiros que passam a fazer parte do Conselho Municipal de Economia Solidária. Eles assumem o cargo para cumprir o mandato do biênio 2010 – 2012.
O Conselho tem como principal atribuição analisar os projetos voltados para o fomento da economia solidária em Maceió. Por conta disso, puderam se candidatar a conselheiro os representantes de entidades de assessoramento e promoção aos empreendimentos solidários na capital, além dos próprios empreendimentos.
A eleição para escolha dos conselheiros foi realizada no dia 17 de março. Foram eleitos e nomeados, via portaria, os seguintes representantes das entidades de assessoramento em projetos de economia solidária: Jairo José Silva (Caritas Arquidiocesana), Pedro Verdino de Lima (Banco Cidadão), Márcia Marina da Silva (Movimento Dando as Mãos), Ana Lúcia de Menezes (Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu) e Higino José Vieira (Centro Espírita “O Consolador”), que assume como suplente.
Entre os representantes dos empreendimentos solidários foram nomeados Marinete Alexandre Costa (Associação dos Artesãos do Mercado de Jaraguá), Monica Tojal de Lima (Somando Talentos), Barbara Lúcia dos Santos (Tesoura Mágica), Josefa Maria Mendonça (Ciclo de Vida) e Maria José dos Santos (Cooprel), que assume na condição de suplente.
Além dos eleitos, também fazem parte do Conselho Municipal de Economia Solidária os representantes do poder público. São quatro conselheiros nessa condição: o secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Arnóbio Cavalcanti; o secretário geral do Governo, Pedro Alves; a secretária de Finanças, Marcilene Costa; e o secretário de Planejamento, Marzio Delmoni.
