O Portal do Cidadão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) obteve 1212 acessos desde o seu lançamento há 12 dias. A nova ferramenta foi o primeiro portal voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS), em Alagoas. E, reforça, o compromisso da gestão estadual em incentivar a cidadania e o controle social dos gastos públicos.
De acordo com a assessora de Transparência da Sesau, Rita Bitencourt, o portal permite a obtenção de informações sobre o uso dos recursos estadual e federal, destinados à saúde, além de receitas e despesas, como transferências feitas através de convênios com os municípios e entidades privadas. “Todo o cidadão pode acompanhar onde é aplicado cada recurso da saúde no município e no Estado”, explicou a assessora.
O portal também dispõe de informações sobre gastos com funcionários, incluindo salários, gratificações e diárias. “Todos os gastos públicos com a saúde estarão disponibilizados para consulta pública. Com isso, Alagoas avança no combate à corrupção e eficiência dos gastos públicos, além de promover e incentivar o cidadão a participar e conhecer os seus direitos no SUS”, ressaltou Rita.
No portal, também estão listados todos os serviços disponibilizados pela Sesau, além de links para órgãos ligados à saúde e informações sobre promoção da saúde, a exemplo de primeiros socorros, prevenção e combate à dengue, zika, chikungunya e dicas nutricionais.
O web designer responsável pela construção do portal, Dênis Albuquerque, explicou que o portal foi produzido de forma educativa, com uma linguagem acessível e de fácil interação. “O espaço foi construído de forma a facilitar a interação do usuário. O acesso facilitado à informação auxilia no controle social, que é imprescindível para a construção de uma sociedade mais justa”, destacou Dênis.
Entre as áreas mais visitadas do site destacam-se, a sessão de dicas de primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o setor de doação de sangue e órgãos e o serviço de verificação de óbitos.
“No caso das doações de sangue, o portal é alimentado diariamente com o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). Essa possibilidade pode incentivar a doação em épocas de escassez”, salientou Rita Bitencourt.
Outro destaque do portal é o Mapa da Saúde de Alagoas, onde é possível conhecer mais sobre os serviços em funcionamento que são distribuídos por regiões de saúde e municípios. No Mapa estão listados a localização e o contato dos Ambulatórios 24 horas, Unidades de Pronto Atendimento – UPAs, Hospitais Públicos, Bases do Samu, Centros de Atenção Psicossocial, CAPS e outros.
“Com o mapa os usuários e administrações municipais podem conhecer de forma bastante simples, onde se localizam cada serviço de saúde em Alagoas. Isso promove mais segurança e comodidade para toda a população alagoana”, reforçou Rita.
