×

Maceió

Portadores de deficiência tem dia de esporte e lazer

Exemplos de superação, força de vontade, confiança, determinação e independência. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) celebrou hoje o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com a participação de vários atletas especiais. Eles dançaram, jogaram – basquete, voleibol, golball, bocha, capoeira, dentre outras modalidades – e provaram que são capazes.

O evento aconteceu durante toda a manhã no Ginásio Arivaldo Miranda, no Jacintinho. O secretário de Esporte e Lazer, Eduardo Canuto, explicou que a ação foi uma iniciativa da diretoria de Esportes para Portadores de Necessidade que existe no órgão e desenvolve ações voltadas para esse segmento.

“São seminários, campeonatos, enfim, variados tipos de eventos que têm como meta promover a inserção social”, explicou Eduardo Canuto.

E hoje foi mais um exemplo disso. Luiz Paulo de Moraes, 26 anos, que possui deficiência visual, participou do “golball” – um tipo de modalidade esportiva criada especialmente para cegos. Na opinião dele, a atividade física resgata a autoestima e, com isso, deixa o atleta mais confiante, mais independente, mais saudável.

Na ocasião, também houve apresentações de outras modalidades físicas: bocha (voltada para paraplégicos), capoeira (com o pessoal que possui sequelas devido a parada cerebral, dentre outros.

Os portadores de Síndrome de Down participaram de grupos de dança. Também houve apresentação de coral, participação de palhaços e distribuição de guloseimas.