×

Maceió

Porcos são apreendidos no Mercado da Produção

Durante uma operação conjunta, realizada nesta terça-feira (22), foram capturados 20 porcos que circulavam nas principais ruas do Mercado da Produção, no bairro da Levada, em Maceió. A ação visa a coibir o comércio de carne clandestina, prevenindo doenças à população.

Os porcos são vistos em grande número e trafegam normalmente pelas vias do bairro colocando em risco a saúde da população. O acesso de pessoas e veículos no local também são fatores preocupantes, já que os animais têm acesso livre às ruas e calçadas.

Os animais apreendidos foram encaminhados para o Centro de Ciência Agrária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde serão avaliados e acompanhados pelos alunos de Zootecnia.

A operação contou com sessenta homens, treze veículos e três caminhões que percorreram as principais vias do bairro para realizarem a apreensão dos animais. Participaram da ação o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Vigilância Sanitária Municipal (Visa), a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), A Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e a Superintendência Municipal de Transportes Trânsito (SMTT). A operação teve o apoio do Ministério Público Estadual (MPE).

BALANÇO

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio das Diretorias de Atenção à Saúde (DAS) e de Vigilância em Saúde (DVS) está realizando um balanço das famílias atingidas pelas chuvas com o objetivo de começar um trabalho de saúde pública. As visitas começam nesta quarta-feira (23), com os desabrigados que estão no ginásio Tenente Madalena (Bom Parto).

Nos primeiros números foram constatadas aproximadamente 493 famílias, que irão receber tratamento médico e as devidas vacinas, prevenindo assim, doenças como leptospirose e hepatite A. Os dados foram coletados nos bairros de Fernão Velho, Pontal da Barra e Bom Parto e as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) começaram as visitas iniciais.