×

Alagoas

Por meio do projeto Casa da Criança, Hospital do Açúcar garante tratamento de crianças com câncer

Contando com um a equipe multidisciplinar, que inclui médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, a franquia social do projeto Casa da Criança, localizada dentro do Hospital do Açúcar, promove melhor tratamento a pacientes entre idades de zero a quinze anos. No momento, são 31 crianças beneficiadas com a iniciativa.

Atuando em Alagoas desde 2003, foi por meio do projeto que o Hospital se tornou referência no tratamento de câncer infantojuvenil, atendendo exclusivamente a pacientes do SUS. Além do hospital garantir os procedimentos convencionais do tratamento, como quimioterapia e exames, ainda possui uma equipe para trabalhar temas a respeito do diagnóstico precoce, garantindo mais chances de cura.

Entre os parceiros do projeto, nomes como o Instituto Ronald McDonald e a Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala) dão o devido apoio desde o patrocínio de pesquisas ao custeio para aqueles que não conseguem ter o tratamento subsidiado por completo pela iniciativa pública.

“A Apala trabalha muito com relação a abonar os custos de muitos pacientes. Quem é do interior, por exemplo, ela dá ajuda para transporte e alimentação. Caso haja exames que o SUS não cubra, ela paga para o paciente”, explica Juliana Vieira, chefe de enfermagem da Casa da Criança.

Sobre o funcionamento da casa, tornar o tratamento menos exaustivo garante resultados. “É um diferencial em relação a outras instituições. Tira do foco o procedimento doloroso que eles passam”, conclui Juliana.

McDia Feliz

Uma iniciativa que enaltece as atividades desenvolvidas pelo projeto Casa da Criança é a realização anual do McDia Feliz,ação criada pelo Instituto Ronald McDonald para ajudar instituições em todo o país que atuam no combate ao câncer infantojuvenil. A edição de 25 anos acontece no próximo dia 31 de agosto em todas as lanchonetes brasileiras da rede McDonald´s.

Em Alagoas, a Apala é a grande contemplada com o dinheiro arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac nas lanchonetes, revertido em ajuda financeira à entidade. Com a ajuda à Apala, é garantido o custeio de muitos tratamentos do projeto Casa da Criança.