Recém-nascido veio ao mundo com apenas 33 semanas e estava sofrendo de insuficiência respiratória
No início desta tarde de quinta-feira (11), o ‘Arcanjo’, aeronave de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), esteve em Penedo pela terceira vez este ano. O helicóptero fez mais uma transferência de recém-nascido, por falta de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na cidade.
O bebê do sexo masculino nasceu com apenas 33 semanas, na noite anterior (10), na Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Penedo e, devido ao parto prematuro, estava sofrendo de insuficiência respiratória. Como na cidade não existe UTI, a corpo médico da unidade hospitalar solicitou a transferência.
Segundo o boletim médico, o recém-nascido, filho de Elaine Jackline Santos, de Piaçabuçu, nasceu na noite desta quarta-feira (10), com apenas 33 semanas e 2,180 kg. Tendo em vista o desconforto respiratório, teve quer ser encaminhado para Arapiraca, onde foi encontrado um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), disponível. Todo o procedimento foi solicitado e acompanhado pela médica pediatra, Vanessa Lôbo.
O ‘Arcanjo’
É um helicóptero de salvamento com atuação em todo o estado. O ‘Arcanjo’ é solicitado para resgates de emergência, podendo ser solicitado, dependendo da gravidade do caso. O anjo fica baseado em Maceió e, funciona através de parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A aeronave que esteve em Penedo é composta por dois tripulantes, piloto e co-piloto, ambos militares do CBM. Além de um médico e um enfermeiro, cedidos pelo SAMU. Na fuselagem do ‘anjo’, as inscrições em vermelho que identificam as instituições, SAMU e Corpo de Bombeiros Militar.
Penedo ganhou uma UTI e foi entregue para a cidade de Cururipe
A cidade de Penedo, na gestão Toledo/Saldanha, foi contemplada pelo Ministério da Saúde com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os equipamentos ficaram durante anos encaixotados, e em determinado momento, foram doados para a cidade de Coruripe. Caso este que foi comprovado em uma reunião que aconteceu no gabinete do prefeito Marcius Beltrão.
A representante do Ministério da Saúde, Sônia de Moura, pontou a todos os presentes, que a cidade de Penedo tinha um ponto negativo para a aquisição de uma nova UTI. Neste encontro, foi debatida a aplicação de recursos na ordem de R$ 2 milhões, destinados a Santa Casa de Misericórdia de Penedo, via Ministério da Saúde, através de emenda parlamentar (ver matéria relacionada).
